VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO DE COMBATE A DENGUE NO CORDOEIRA

 

Publicado em: 06/02/2024 15:05 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO DE COMBATE A DENGUE NO CORDOEIRA 

Nesta terça-feira, 6, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio de agentes de combate às endemias, que pertencem à Subsecretaria de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no bairro Cordoeira mais uma ação de prevenção e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue,  zika e da chikungunya. Mais três equipes da Subsecretaria de Vigilância Ambiental em Saúde estão vistoriando outras localidades. 

As visitas de controle dos agentes de combate às endemias são realizadas de casa em casa, com eliminação de criadouros, identificação de pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, além de orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, a exemplo de ferros-velhos, borracharias, cemitérios, entre outros. Em 2024, os bairros Perissê, Ypu e Cordoeira já foram atendidos pela equipe. O trabalho é realizado o ano todo e visa orientar os moradores, principalmente aqueles que não estão em casa durante a semana e que devem fazer os dez minutos contra a dengue. 

Vale destacar que a mobilização de toda a população é fundamental para o combate da doença. A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; verificar pneus com água, cobertos de terra e/ou em lugares cobertos; também observar se está vedado qualquer reservatório de água potável, como caixa d´água, galões, cisterna, tonéis, poços;   calhas totalmente limpas, água de piscinas com cloro, entre outras ações individuais e pequenos cuidados no dia a dia que são primordiais para conter o avanço da dengue.  

ATENÇÃO - Em caso de sintomas como dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações; febre alta, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo é preciso procurar atendimento médico o mais breve possível. 

Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito na sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada na Rua Augusto Cardoso, 62, Centro, ou através do telefone (22) 2543-6293. 

Confira no vídeo acima o depoimento de uma das supervisoras dos agentes de combate às endemias, Fátima Verly.


Imagens