CASA DO TRABALHADOR DE NOVA FRIBURGO SE CONSOLIDA COMO A PRINCIPAL PONTE ENTRE TRABALHADORES E EMPRESAS

Publicado em: 06/02/2024 15:02 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Renda, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, celebra o saldo positivo do Município na geração de empregos no ano de 2023.

E isso, muito se deve à informatização da Casa do Trabalhador, equipamento que tem auxiliado milhares de friburguenses a se recolocarem no mercado de trabalho. Desde o lançamento do site
https://casadotrabalhador.pmnf.rj.gov.br/, em setembro de 2022, foram feitos 65.873 atendimentos online. Destes, 14.266 apenas entre setembro e dezembro de 2022, e mais 51.607 atendimentos em todo o ano de 2023. A página é atualizada diariamente.

Somente encaminhamentos para entrevistas de emprego foram feitos 8.610 apenas no ano de 2023, num total de 17.483 desde a implantação do site e informatização da Casa do Trabalhador. Os servidores do equipamento também auxiliaram na confecção de 1.758 currículos, além de 816 carteiras de trabalho digitais.

Durante todo o ano de 2023, a Casa do Trabalhador estabeleceu parcerias com diversas empresas espalhadas por todo o Brasil, divulgando oportunidades de trabalho, indicando candidatos, auxiliando nos processos de entrevistas e, acima de tudo, contribuindo significativamente para a geração de empregos no Município. Atualmente, 369 empresas da cidade estão ativas na Casa do Trabalhador e sempre buscam o equipamento para divulgar novas oportunidades de trabalho. Ao todo, 1.432 pessoas foram empregadas diretamente através da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Renda, o que dá uma média de 86 admissões por mês, apenas em 2023.

Trabalho se reflete em números positivos

De acordo com números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Nova Friburgo fechou o ano de 2023 com saldo positivo de 807 postos de trabalho. Ao todo, foram 25.536 admissões contra 19.279 desligamentos.

O setor econômico que alavancou essa alta foi o comércio, que fechou 2023 com saldo positivo de 456 empregos. Foram 7.673 admissões contra 7.217 desligamentos. Cabe destaque também para áreas como indústria (saldo positivo de 129 postos de trabalho), construção (saldo positivo de 115) e serviços (saldo positivo de 96 vagas).