NOVA FRIBURGO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA E TERÁ TRÊS REPRESENTANTES EM EVENTO NACIONAL DO SETOR

Publicado em: 01/02/2024 18:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Juan Victor

A Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo participou durante a última semana da 5ª Conferência Estadual de Cultura. O encontro reúne o poder público, sociedade civil, iniciativa privada e artistas de todo o estado, que debatem projetos e melhorias para o setor.

Na Conferência, também são escolhidos os delegados que representarão o estado do Rio em um evento semelhante, mas de esfera nacional. Nesta, Nova Friburgo terá 3 representantes, que levarão as demandas e sugestões dos fazedores de cultura do município e da região serrana.

No ano passado, o município promoveu a sua maior Conferência Municipal da história, atraindo a participação de mais de 260 artistas, agentes culturais, produtores e entusiastas da arte e da cultura. Esse evento histórico resultou na eleição do maior número de delegados da região serrana, totalizando 13 representantes. Destes, 9 eram da sociedade civil e 4 do poder público.

Posteriormente, esses 13 delegados, comprometidos com a representação diversificada de Nova Friburgo, participaram ativamente da 5ª Conferência Estadual de Cultura. Na ocasião, contribuíram com suas ideias e esforços na elaboração de propostas para o Plano Estadual de Cultura, as quais serão encaminhadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura, marcada para ocorrer em Brasília na segunda semana de março.

Destaca-se que, dentre os 60 representantes do Estado do Rio de Janeiro, três são oriundos de Nova Friburgo, evidenciando a relevância da cidade nesse cenário. Dois desses representantes pertencem à sociedade civil: Tatiane Jesus, da setorial de Cultura Popular, e Jorge Ayer, da setorial de Música. O terceiro é João Toledo, subsecretário de Políticas Culturais e representante da Gestão, reforçando o engajamento da administração pública local na promoção e desenvolvimento da cultura.