PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO PREPARA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DENGUE DIANTE DO AUMENTO DE CASOS NO ESTADO

Publicado em: 01/02/2024 16:49 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Jhenifer Cardoso

Os casos de Dengue estão aumentando no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e, também, em Nova Friburgo. Em janeiro de 2024, a cidade registrou 56 casos*, enquanto no mesmo período em 2023, foram registrados 07 casos. Diante do aumento de casos, a Prefeitura de Nova Friburgo está tomando providências para o enfrentamento da doença e o atendimento de saúde especializado em maior escala, caso haja necessidade.

A Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está implementando as ações do plano de contingência nos diversos níveis de resposta para para conter a transmissão da dengue. De acordo com a situação epidemiológica atual do município, essas ações incluem visitas domiciliares na área urbana, visitas quinzenais em locais vulneráveis, levantamento de índices rápidos, palestras em escolas e atendimentos às denúncias de possíveis focos.

A crescente no número de casos acontece porque o verão é um período de altas temperaturas e chuvas intensas, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito. No entanto, é importante que o Poder Público tenha o apoio da população, não deixando água parada e denunciando possíveis focos para a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

A população precisa estar atenta também aos sintomas como febre alta (39°C a 40°C), que dure de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Esteja atento também a manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em caso de sintomas, procure um atendimento médico sem fazer uso de qualquer medicamento sem prescrição. Quanto antes for diagnosticada, menores são as chances de complicações pela doença.

* dados atualizados em 29 de janeiro, sujeitos a revisão. Fonte: SINAN/NET