ENCONTRO DEBATE INDICAÇÃO DE NOVA FRIBURGO COMO CAPITAL DA LINGERIE

Publicado em: 24/01/2024 15:20 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Juan Victor

ENCONTRO DEBATE INDICAÇÃO DE NOVA FRIBURGO COMO CAPITAL DA LINGERIE

Uma reunião realizada no Senai Espaço da Moda no último dia 18 debateu e reforçou Nova Friburgo como ponto de Indicação Geográfica para se tornar oficialmente a Capital da Lingerie. A cidade foi indicada como referência nacional no setor através do Projeto de Lei nº 3.989, que tramita na Câmara dos Deputados. A indicação geográfica é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.

Participaram do encontro a subsecretária de Turismo, Kamila Mouza e o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Augusto Theodoro, além de representantes do SINDIVEST, SEBRAE e do Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO.

Durante o evento, foram apresentados dados parciais de uma pesquisa feita com 27 empresas de moda íntima consolidadas no município, dados que demonstram a expertise do empresariado local para o setor e ressalta a vocação de Nova Friburgo para este campo da indústria. Os dados coletados servirão como base para as próximas fases do projeto. Os resultados apresentaram os desafios e oportunidades do setor, e apontaram os potenciais sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico local e o desenvolvimento do setor do turismo.

Em convergência com todo o projeto, também deverá ser criado um selo de qualidade e indicação de procedência que estará nas peças produzidas no polo de Nova Friburgo. A ideia é que a cidade seja reconhecida nacional e internacionalmente pelo selo, gerando ainda mais valor às marcas friburguenses.

Atualmente, segundo o SINDVEST, são mais de 3 mil empresas estabelecidas nos 12 municípios atendidos, resultando em 35% da produção nacional, além de exportar para outros países, como Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros. Ainda de acordo com o sindicato, o polo de lingerie de Nova Friburgo gera em torno de 28 mil empregos diretos, sendo 80% da mão de obra e liderança representadas por mulheres, contribuindo para que a cidade tenha a menor taxa de desemprego entre o sexo feminino.