RIOGRANDINA CELEBRA 100 ANOS COM FESTA CULTURAL PARA TODA A COMUNIDADE

Publicado em: 22/01/2024 13:39 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

RIOGRANDINA CELEBRA 100 ANOS COM FESTA CULTURAL PARA TODA A COMUNIDADE

No próximo dia 27, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará um evento cultural em comemoração ao Centenário de Riograndina. A festa acontecerá na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro do 2º distrito, com atrações gratuitas para toda a comunidade a partir das 14h.

A programação contará com shows dos seguintes artistas: Dj Saulo Emerick (14h); Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas (15h); Marlon Dias (16h); Israel Lacerda e banda (18h) e, finalizando a noite, Thays Sodré com a participação de Nó Cego(20h).

Durante o evento também acontecerá a exposição “Às margens do Rio Grande – 100 anos de Riograndina”, da Fundação D. João VI, além da presença do Clube do Trem de Nova Friburgo e a exposição de carros antigos com os Escaravelhos.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, das concessionárias Águas de Nova Friburgo e Rota 116, além do Hospital Serrano e das empresas Fri Online e Frigodário.

SOBRE RIOGRANDINA – O 2º distrito de Nova Friburgo, anteriormente denominado como Estação do Rio Grande, foi instituído pela Lei Municipal nº1.809, de 25 de janeiro de 1924, passando a se chamar Riograndina a partir do Decreto Estadual nº 1.056, de 31 de dezembro de 1943.

A região tem agricultura forte e referências históricas da época em que o trem passava por lá, como pontes e tuneis da linha férrea. Outro local icônico do distrito é o Casarão de Riograndina, na antiga estação de trem, onde atualmente funciona um Ponto de Cultura.

Hoje a localidade é composta pelos bairros Alto dos Michéis, Janela das Andorinhas, Nova Zelândia, Maringá e Progresso, além da região central do distrito.