ATENÇÃO AOS ANIMAIS AUMENTA COM AS ATIVIDADES DA SSUBEA

Publicado em: 20/12/2023 17:10 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

ATENÇÃO AOS ANIMAIS AUMENTA COM AS ATIVIDADES DA SSUBEA

A Prefeitura de Nova Friburgo mantém em sua estrutura organizacional a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. É o setor que, através de suas diversas atividades, faz com que os animais tenham melhor qualidade de vida. Todas as denúncias recebidas se tornam processos e são apuradas. Algumas, de maus-tratos, por exemplo, resultam até em boletins de ocorrência na polícia. A equipe do setor faz fiscalizações, promove campanhas de adoção e ainda conscientiza as crianças através do programa Protetores Mirins.

Com este ano de 2023 findando, a Ssubea apresenta números animadores quanto à atenção aos animais. Essa subsecretaria recebeu 1.033 denúncias que se tornaram processos, sendo que 148 ainda estão em monitoramento. Em consequência, foram gerados 17 boletins de ocorrência, com quatro conduções de pessoas acusadas de maus-tratos a animais à delegacia. A equipe da Ssubea fez duas fiscalizações de cavalgadas e uma delas teve incidência zero de uso de esporas.

A equipe da Ssubea organizou 12 campanhas de adoção de animais, tendo registrado 129 adoções. E ainda acompanhou outras três campanhas particulares. Outra realização do setor em 2023 foi a implementação da castração com chipagem no município de Nova Friburgo.

Outro trabalho da Ssubea tem como objetivo a conscientização das crianças. Trata-se do programa “Protetores Mirins”, apresentado em três educandários este ano. A realização das atividades em uma das creches municipais é acompanhada pela secretária de Meio Ambiente, Andréa Duque Estrada, e pela subsecretaria o setor, Elisângela Rodrigues e sua equipe. Representantes da Secretaria de Educação também participam.

Num primeiro encontro com os alunos da unidade escolar escolhida, a equipe realiza dinâmicas para as crianças tentarem situações de cuidado adequado e inadequado com os animais. Além disso, os estudantes conhecem a “Bela”, mascote do programa, desenvolvendo a responsabilidade e cuidados com os animais, multiplicando a importância do bem-estar animal com seus familiares. Após 30 dias de atividades e ensinamentos sobre os bichinhos, os alunos recebem suas Carteirinhas de Protetores Mirins dos Animais e a visita do cachorrinho Leão. A ideia é que os protetores mirins se tornem propagadores das boas práticas ambientais em suas comunidades e sejam os futuros defensores dos animais e do meio ambiente em geral.