NOVA FRIBURGO RECEBERÁ WORKSHOP SOBRE PREPARAÇÃO PARA EVENTOS CLIMÁTICOS 

 

Publicado em: 19/12/2023 11:37 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO RECEBERÁ WORKSHOP SOBRE PREPARAÇÃO PARA EVENTOS CLIMÁTICOS 

O Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) promoverá nos próximos dias 21 e 22 de dezembro (quinta e sexta-feira) um Workshop presencial em Nova Friburgo, das 9h às 17h. Os encontros serão no auditório do Centro Administrativo César Guinle. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/eogoh4LLv4nNi5Uw9. Podem participar representantes da sociedade civil, servidores públicos, estudantes de pós-graduação, operadores da defesa civil, entre outros atores e interessados na temática do Workshop. 

O Projeto COPE, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e terá duração de cinco anos, visa dialogar sobre como melhorar a preparação de governos locais e comunidades frente a eventos extremos de inundações, deslizamentos e secas. Para isso é preciso ouvir as pessoas que vivenciaram desastres. A área de estudo é a Bacia do Rio Paraíba do Sul, que conta com 184 municípios. E para representar os municípios de grande porte, Nova Friburgo foi a escolhida. 

A partir das sugestões será elaborada uma proposta para fortalecer a implementação de políticas de preparação para eventos extremos de tempo e clima, como chuvas intensas, inundações, deslizamentos, ondas de calor.

O evento é organizado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Instituto Friburgo Solidário.