COM MAIS DE 300 VASECTOMIAS REALIZADAS NO AMBULATÓRIO, PROCEDIMENTO TAMBÉM SERÁ FEITO NO POSTO DE SAÚDE DE OLARIA

 

Publicado em: 15/12/2023 15:45 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

COM MAIS DE 300 VASECTOMIAS REALIZADAS NO AMBULATÓRIO, PROCEDIMENTO TAMBÉM SERÁ FEITO NO POSTO DE SAÚDE DE OLARIA

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou em dezembro a realização da vasectomia na Atenção Básica de Nova Friburgo através do Programa de Planejamento Familiar. Realizado por uma equipe multidisciplinar junto com o medico urologista Rodrigo Barros, mais de 300 homens realizaram o procedimento no ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã desde 2022. 

A ampliação se deu com a estruturação de um espaço adequado dentro da Unidade Básica de Saúde Dr. Tunney Kassuga em Olaria, onde também serão realizadas as vasectomias. Com esse novo local, o objetivo é aumentar a assistência, dando ainda mais celeridade à fila de espera. 

A vasectomia é um procedimento médico simples e rápido que impede o processo de ter filhos. Por meio dela é interrompida a circulação dos espermatozóides que são produzidos nos testículos. Estes casos não demandam internação e duram até 30 minutos, no máximo. 

Os homens que desejarem realizá-la precisam passar pelo Programa de Planejamento Familiar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no posto de saúde de Olaria.


Imagens