PROGRAMA CIDADE INTELIGENTE APOIA POLÍCIA CIVIL NUMA PRISÃO

Publicado em: 13/12/2023 17:49 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

PROGRAMA CIDADE INTELIGENTE APOIA POLÍCIA CIVIL NUMA PRISÃO

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura de Nova Friburgo tem em sua estrutura o programa Cidade Inteligente, que entre outras tarefas, faz o monitoramento por câmeras da cidade. Diversos órgãos municipais e estaduais utilizam as imagens gravadas pelo programa para a solução dos mais variados casos. Esta semana a Polícia Civil, ao utilizar essas imagens, logrou êxito em efetuar a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável, caso bastante divulgado pela imprensa.

O coordenador Maurício Marques, frisa que o Cidade Inteligente é um programa de apoio e atende outros órgãos mediante solicitação por ofício. Um levantamento do que foi requisitado é feito através das imagens gravadas e são liberadas aos requisitantes, o que os auxilia nas medidas a serem tomadas.

No caso da prisão do acusado de estupro de vulnerável a solicitação foi feita ao Cidade Inteligente, o levantamento das imagens foi feito e repassado à Polícia Civil, prestando auxílio para que fosse encontrada a pessoa procurada.

"Já há alguns anos a Polícia Civil de Nova Friburgo, em especial a DEAM, possui uma parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio do programa Cidade Inteligente, uma vez que as imagens de monitoramento são de grande valia para auxiliar o trabalho investigativo, sendo em alguns casos, crucial para elucidação de crimes. Recentemente, em uma investigação nesta Especializada, através das câmeras de segurança de uma praça local conseguimos identificar o veículo que havia dado fuga a um indivíduo foragido. Posteriormente, por outros meios, conseguimos localizá-lo escondido em outro município, mas as imagens foram importantes, pois a partir delas verificamos que o autor havia saído da cidade, e que os esforços para encontrá-lo deveriam sem empregados de outra maneira", destacou a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) sobre o trabalho em conjunto com o programa Cidade Inteligente.

Além da Polícia Civil, também contam com apoio do Cidade Inteligente a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Ordem e Mobilidade Urbana e de Defesa Civil, Marinha do Brasil, entre outros órgãos.

Atualmente o programa conta com 256 câmeras espalhadas pela cidade. A partir de 2015 passaram a ser integradas ao Cidade Inteligente câmeras de empresas e particulares focadas em vias públicas. Isto, segundo Maurício, auxilia na segurança da cidade. Com isso aumentou muito o número de câmeras disponíveis, contribuindo de forma expressiva na tomada de respostas para as mais diversas ações dos órgãos competentes. Não há custo para essa adesão. O único requisito é que as câmeras estejam focadas nas vias públicas.