CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO PROGRAMA TRATA ÓLEO NAS ESCOLAS

 

Publicado em: 11/12/2023 17:18 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO PROGRAMA TRATA ÓLEO NAS ESCOLAS

Na manhã desta segunda-feira, 11, aconteceu, no Auditório do Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças, a cerimônia de premiação do Programa Trata Óleo nas Escolas. Estiveram presentes no evento o prefeito, Johnny Maycon, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Andrea Duque Estrada, a secretária de Educação, Caroline Moura Klein, a diretora da concessionária Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira e outros representantes da Águas de Nova Friburgo

O programa teve início no segundo semestre de 2023 nas escolas municipais São José, Jardel Hottz, Pastor Schlupp e Padre Rafael, onde foram estabelecidos os pontos de entrega voluntária (PEV) e distribuídas cartilhas explicativas sobre o tema.

Durante a cerimônia, as escolas foram premiadas e receberam certificados de participação no projeto com base na quantidade de óleo arrecadada por cada uma. 

Além disso, foi divulgado o resultado do concurso realizado entre as unidades para nomear o PEV. Com cerca de 800 votos no total, o nome vencedor foi "Fritus", sugerido pelo aluno Davi Werneck Raposo, da Escola Municipal Pastor Schlupp que ganhou uma bicicleta. 

A iniciativa tem o objetivo de evitar o descarte inadequado do óleo de cozinha, que é prejudicial ao meio ambiente e interfere no bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto e redes coletoras. Todo óleo recolhido nos pontos de coleta é transformado em sabão em pasta caseiro, destinado para entidades beneficentes do município e escolas municipais.