SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA REGULARIZAÇÃO DOS FARMACÊUTICOS JUNTO AO CONSELHO

Publicado em: 20/07/2023 16:26 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Na última quarta-feira, 19, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro realizou uma plenária itinerante na Câmara Municipal de Vereadores que realizou a entrega das certidões que caracterizam a regularização dos farmacêuticos do SUS de Nova Friburgo.

Em uma ação conjunta do órgão deliberativo e a Secretaria Municipal de Saúde, quase toda a rede de saúde foi regularizada. Ao todo estão envolvidos 16 profissionais, sendo sete no Hospital Municipal Raul Sertã, dois na farmácia da Unidade Básica de Saúde do Suspiro, um na farmácia complementar, dois no almoxarifado e quatro no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro. Este último local ainda está em fase de finalização desse processo, mas por meio da parceria, o município está livre de autuações, o que é histórico.

Desde que passou a ser obrigatória a presença do farmacêutico em todo o horário de funcionamento dessas unidades, é a primeira vez que a gestão pública municipal regulariza a situação perante o conselho. Garante, assim, a segurança e amparo técnico nas conformidades das resoluções vigentes para os usuários e evitando a aplicação de multa.

Ainda na solenidade, a coordenadora de assistência farmacêutica, Ana Clara Iório, a farmacêutica do Hospital Municipal Raul Sertã, Anelisa Viana, e a farmacêutica do Almoxarifado Central da Saúde, Bianca Portela, foram homenageadas.