JULHO AMARELO: PREVENÇÃO A HEPATITES ATRAVÉS DO PROGRAMA DO SUS

Publicado em: 11/07/2022 19:46 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

JULHO AMARELO: PREVENÇÃO A HEPATITES ATRAVÉS DO PROGRAMA DO SUS

O mês de julho é destinado à conscientização sobre prevenção e tratamento das hepatites virais. Essas hepatites são inflamações decorrentes de um vírus e são classificadas por letras:

– Hepatite A: normalmente é o tipo mais comum e está relacionada às condições de higiene e saneamento básico. É uma infecção leve, que existe vacina e se cura sozinha.

– Hepatite B: atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Sendo assim, as melhores formas de prevenção são o uso do preservativo e a vacina.

– Hepatite C: a principal forma de transmissão do contato com sangue. Essa doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Esse tipo de hepatite não possui vacina.

– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B, sendo assim, a vacinação contra a do tipo B também protege de uma infecção com a D.

– Hepatite E: transmitida por via digestiva, pode provocar formas mais graves da doença em mulheres grávidas.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo possui um Programa de Hepatites Virais. Por conta dele, o município já foi reconhecido como uma das “cidades piloto” do Estado do Rio de Janeiro para a implantação do novo projeto de atendimento aos pacientes de Hepatites, tornando a liberação dos medicamentos específicos de forma mais efetiva e de melhor acesso para a população, o que torna o início do tratamento mais rápido. Desde o início da implantação do programa, já foram tratados e curados cerca de 60 pacientes portadores de Hepatite C.

Em celebração ao mês, com o objetivo de conscientizar sobre o diagnóstico e tratamento, a Prefeitura realizará atividades de Capacitação em Hepatites Virais para os profissionais da rede. Além disso, haverá a realização de testes rápidos e triagens das Hepatites B e C nas unidades de saúde do município. Confira o calendário:

Posto de Saúde Silvio Henrique Braune:
- 12/07 e 14/07, 19/07 e 21/07, 26/07 e 28/07  às 08h e às 13h

Centro de Socioeducação Dr. Antonio Elias Dorea de Araújo Bastos (Cense Nova Friburgo)
- 13/07: às 8h, direcionado aos menores institucionalizados.

Unidades de ESF:
 - ESF STUCKY:
 - 18/07: 09h às 14h

- ESF CENTENÁRIO:
 -13/07: 09h às 15h

- ESF SALINAS:
 - 11/07: 09h às 11h

- ESF OLARIA II:
 - 21/07: 09h às 15h

- ESF OLARIA III:
 - 14/07: 08h às 12h

- ESF MURY:
 - 14/07: 14h às 16h

- ESF CONQUISTA
 - 14/07: 9h às 15h

- HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ:
 - 11/07 à 31/07 direcionado aos funcionários do hospital

- HOSPITAL MATERNIDADE MÁRIO DUTRA DE CASTRO
 - 14/07 direcionado aos funcionários do hospital.