CARNAVAL 2022 EM NOVA FRIBURGO

Publicado em: 14/05/2022 17:19 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

Escolas de samba do grupo A
deram um show na avenida na noite de sexta-feira, 13

Atrações do palco da Praça Dermeval Barbosa Moreira também atraíram uma multidão

Quem foi à Avenida Alberto Braune na noite de sexta-feira, dia 13, assistir ao desfile das escolas de samba do grupo A do carnaval fora de época de Nova Friburgo foi premiado. Todos viram um show de beleza e alegria. Os passistas de Globo de Ouro, Bola Branca, Unidos do Imperador e Reio de Luar mostraram muita animação e disposição em fazer com que cada uma conquistasse o primeiro lugar.
Sem desfiles há dois anos devido a pandemia de covid-19, todos pareciam querer recuperar o tempo perdido no carnaval 2022, transferido para o período de 13 a 16 de maio justamente para integrar as festividades dos 204 anos de Nova Friburgo. O prefeito Johnny Maycon e integrantes de sua equipe de governo prestigiaram o desfile.

SEMENTES DO SAMBA - “Eu sou Sementes e vou cantar / Vem ouvir a nossa Voz / O sonho vai beijar a esperança / Despertar uma criança em cada um de nós” - O início dos desfiles na noite da sexta-feira teve um toque de graça com a Escola de Samba Mirim Sementes do Samba Friburguense. Duzentas crianças e adolescentes se revelaram os verdadeiros passistas do amanhã desfilando e cantando o enredo sobre sustentabilidade, tema da escola que tem como presidente Cristina Moura.

GLOBO DE OURO – A escola de samba do bairro Vila Amélia desfilou com o enredo “O Poder da Cura – Ossain, a força que veio das folhas”. Porém, o samba-enredo não foi divulgado pela agremiação. Presidido por Kaylan Cardoso e tendo como carnavalesco Paulo Schymidt, a escola que tem as cores azul royal e amarelo ouro levou à avenida 400 componentes e foi a abre-alas do desfile das escolas de samba do grupo A, matando a saudade dos desfiles carnavalescos de friburguenses e visitantes.

BOLA BRANCA – “Acende a vela, defuma o altar / Com fé e terço na mão nenhum mal irá te alcançar / Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo / Meu samba vai te abençoar” – A escola de samba presidida por Odete Silveira e que tem os carnavalescos Marcelo e Márcio Venâncio foi a segunda a desfilar, com o enredo “Ibukun – Em nome de Deus o dom de curar”. Com as cores preto, branco, azul e rosa a escola do Catarcione também levou à avenida 400 figurantes na noite de sexta-feira, esquentando o friozinho característico de Nova Friburgo nesta época.

UNIDOS DO IMPERADOR – “Vem do Alto de Olaria o meu Imperador / Com seus patuás e guias pra ser vencedor / Oxalá abençoai os filhos seus / Na fé nos guiai, meu Deus” – Com as cores verde, vermelho e branco, a escola do presidente Roberto Carlos da Silva e do carnavalesco Fábio Miele levou à avenida 500 integrantes com o enredo “Naquilo que não se vê, certeza do que se crê – a fé que habita em mim, também habita em você”. A animação foi grande já na madrugada de sábado.
    RAIO DE LUAR – “Duas Pedras vem clamar por tolerância / O meu grito é pra afastar a ignorância / Seja do axé, seja do amém / O bem que eu quero pra mim, quero pra você também” – Tradicional escola do bairro Duas Pedras, a Raio de Luar tem como presidente Jorge Elei Sanches e os carnavalescos Rangel e Antônio Souza. Desfilou com 700 componentes que levaram à avenida o enredo “África, raiz da humanidade, seu sonho de liberdade é um grito de fé”. A azul e branco encerrou o desfile na Alberto Braune já com público reduzido e temperatura de dez graus.
    O PALCO DA PRAÇA – Mas nem só de desfiles viveu o carnaval fora de época de Nova Friburgo na primeira noite. A Praça Dermeval Barbosa Moreira “bombou”. Lotada o tempo todo, a animação começou cedo com a Banda dos 9 aos 90, que do grande palco ali armado se encarregou e dar corda aos foliões para as demais atrações da anoite, a Banda PGZ, o grupo Pur’Intimidade, o DJ Saulo Emerick e a Banda Cuca Livre.
    Outro ponto que “bombou” foi a Rua Oliveira Botelho, com a Momo Bier Fest. Também lotada o tempo todo, o Empório do Choro e Rossini e Banda garantiram a animação dos muitos frequentadores até de madrugada.
“O REENCONTRO COM A FOLIA” - O prefeito Johnny Maycon acompanhou os desfiles da primeira noite do carnaval friburguense do palanque oficial armado na Avenida Alberto Braune, com boa parte de sua equipe. E era visível sua satisfação. Ele falou do momento especial vivido em que a população friburguense aguardava ansiosamente esse “reencontro com a folia”, o tema do carnaval. “O mais importante é a gente ver a nossa população feliz e se divertindo”.
O prefeito também comentou que Nova Friburgo está recebendo turistas de todas as partes, fortalecendo a economia e o turismo da cidade e colocando o carnaval de Nova Friburgo em evidência não só no Estado do Rio como em todo o Brasil.