MUNICÍPIO INAUGURA CENTRO DE TRIAGEM PARA COVID EM OLARIA

MUNICÍPIO INAUGURA CENTRO DE TRIAGEM PARA COVID EM OLARIA

foto: Daniel Marcus

Município Inaugura Centro de Triagem para Covid em Olaria

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 25, o novo Centro de Triagem de Covid-19 no município. O espaço está com a estrutura montada e centralizará exclusivamente todos os atendimentos de consultas médicas, testagem e triagem de pessoas com sintomas do novo Coronavírus. Os testes serão realizados conforme a orientação médica (testes rápidos ou RTPCR- swab nasal). Vale ressaltar que o prédio é municipal, foi cedido pela Secretaria de Assistência Social e não foi gasto dinheiro público para a instalação da unidade. O Centro possui seis salas para atendimentos, funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica localizado na Via Expressa, em Olaria.

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, explica que, “o Centro de Triagem atenderá a casos leves e os pacientes mais graves serão encaminhados ao Hospital Raul Sertã”, a secretária diz ainda que, “o hospital continuará com sua equipe mantida normalmente para fazer os atendimentos de urgência e emergência aos pacientes com casos mais graves de Covid e que precisam de internação”, finaliza.

O Centro de Triagem funciona com uma equipe de quatro profissionais da área (médico, técnico de enfermagem, enfermeiro e profissional de apoio) e a previsão é que seja aumentada na próxima semana. O subsecretário de Atenção Básica, Alexandre Breder, informou “que os profissionais trabalham em esquema de rodízio, ou seja, não haverá desfalque de funcionários em outras Unidades de Saúde”, destaca.

O subsecretário de Atenção Hospitalar, Ricardo Fazoli, ressalta a importância deste espaço: “é importante desafogar o hospital com esse tipo de atendimento, uma vez que lá será para atendimentos de casos que precisam de internação, sem contar que os atendimentos nesta unidade ficará mais organizado e para pacientes apenas com sintomas de Covid”, conclui.