RH DA PREFEITURA IDENTIFICOU FRAUDE EM PREENCHIMENTO DE FOLHA DE PONTO

Publicado em: 25/01/2021 13:00 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Marcio Madeira

RH DA PREFEITURA IDENTIFICOU FRAUDE EM PREENCHIMENTO DE FOLHA DE PONTO

No início da tarde de sexta-feira, 22 de janeiro, a subsecretaria de Recursos Humanos recebeu uma denúncia anônima, via telefone, a respeito de suposta falta funcional de servidor público. Imediatamente uma equipe liderada pelo próprio subsecretário de RH, Thiago Parreira Ferreira Coimbra, e integrada também por sua assessoria jurídica e por dois assessores da Secretaria de Governo, se mobilizou para apurar a consistência das informações.

“Fizemos uma diligência e constatamos a veracidade da denúncia”, confirmou Thiago. “Nos foi dito que o servidor estava se ausentando de seu serviço e não estaria cumprindo sua carga horária de trabalho e assinando sua folha de ponto como se estivesse trabalhando. De fato, constatamos que a folha de ponto desse servidor já estava completamente assinada, incluindo a volta do almoço e o horário da saída, sendo que a diligência se deu por volta das 13h15. Assim, foi constatada fraude no preenchimento da folha de ponto. Fizemos a devida declaração e as medidas administrativas já estão sendo tomadas em relação a este servidor que estava burlando a lei”, relatou o subsecretário.

“Paralelamente, também constatamos que este mesmo servidor reside numa cidade vizinha e além do salário estava percebendo auxílio-transporte intermunicipal em valor próximo a dois mil reais por mês, havendo indícios de que ele não estaria cumprindo com sua carga horária. Isso será averiguado através dos meios legais, sempre garantindo ao servidor o direito à ampla defesa e ao contraditório. Diligências como esta irão se repetir em todas as secretarias, e pedimos a qualquer cidadão ou servidor que tenha informação sobre algum ato ilícito praticado por servidor para que entre em contato com a subsecretaria de RH e nos comunique para que tenhamos a possibilidade de averiguar a procedência das informações. O direito ao anonimato será sempre assegurado a quem fizer as denúncias”, prometeu Thiago.

O secretário de Governo, Pierre Moraes, também se manifestou a respeito do episódio. “Essa ação do RH é muito importante, porque é um compromisso do governo também combater as ações irregulares internas. O que era feito de fora para dentro agora tem que ser feito de dentro para fora no âmbito da Prefeitura. Operações como esta vão continuar a ocorrer, exatamente para que a Prefeitura possa ter os princípios da integridade, da eficiência e da proatividade dentro da sua gestão. Essa é uma ação que o governo enaltece e que se repetirá de modo aleatório em outras unidades da administração de modo que a probidade administrativa seja respeitada por todos”, concluiu.