EQUIPE DE COMBATE AO TABAGISMO PROMOVE AÇÃO COM ALUNOS DA EJA DO COLÉGIO MUNICIPAL ODETTE PENNA MUNIZ

 

Publicado em: 01/06/2023 16:23 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

EQUIPE DE COMBATE AO TABAGISMO PROMOVE AÇÃO COM ALUNOS DA EJA DO COLÉGIO MUNICIPAL ODETTE PENNA MUNIZ

Na noite desta quarta-feira, 31 de maio, em razão do Dia sem Tabaco, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma roda de conversa com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Odette Penna Muniz. 

O assunto principal foi tabagismo e o uso dos cigarros eletrônicos que, apesar de ter a venda ilegal, têm se tornado hábito comum entre algumas pessoas, principalmente os mais novos. Por isso a palestra ocorreu com os alunos das fases iniciais.

O tabagismo pediátrico, como é chamado pelos estudiosos, é um grave problema de saúde na sociedade, visto que, geralmente, o início ao vício acontece na adolescência ou na fase jovem para adulto, acarretando mais tempo de fumo e, consequentemente, mais agravos, enfermidades e problemas respiratórios. 

Segundo a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), 90% dos tabagistas começam a fumar até os 19 anos e que por essa razão a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica.