ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE  ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO VOLUNTÁRIOS DO

 

Publicado em: 29/05/2023 17:28 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE  ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER 

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou no último dia 24 de maio, o novo edital do Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização Voluntários que poderão atuar no Programa Tempo de Aprender. A organização do Projeto na rede municipal de ensino está sendo realizada por meio da Comissão, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. 

O Programa Tempo de Aprender segue as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Base Nacional Comum Curricular, tendo como meta à aprendizagem, com o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, melhorando a qualidade do ensino e fortalecendo  ações pedagógicas no âmbito da alfabetização dos estudantes matriculados no 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. 

De acordo com o decreto municipal n° 2165, o assistente de alfabetização atuará no apoio ao professor alfabetizador nas atividades estabelecidas e planejadas por ele, acompanhando o desempenho escolar dos alunos, elaborando relatório dos conteúdos e atividades relacionadas mensalmente, cumprindo com responsabilidade e pontualidade de suas obrigações junto ao programa, além de realizar as formações indicadas pelo MEC, entre outras atribuições. O Assistente de Alfabetização poderá atuar em dois tipos de unidades escolares, ou seja, vulneráveis (período de 10 horas) ou não vulneráveis (período de 5 horas). 

Poderão participar do Processo Seletivo, professores alfabetizadores e demais profissionais de outras redes escolares com disponibilidade de carga horária, graduados e estudantes de graduação em curso de Licenciatura em Pedagogia ou Letras e professores portadores de curso de magistério em nível médio e pós-médio. A quantidade de Assistentes de Alfabetização será correspondente ao número de turmas do ensino fundamental dos anos inicias, inseridas no programa Tempo de Aprender. 

As inscrições do Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização Voluntários acontecem até o dia 01 de junho, de forma gratuita e estão sendo realizadas por meio do preenchimento completo do formulário digital. O link do formulário, bem como as informações necessárias, estão disponibilizados por meio do endereço eletrônico no portal da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.