PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE ESTUDOS URBANOS PARA SUSTENTABILIDADE É APRESENTADO EM NOVA FRIBURGO

 

Publicado em: 29/03/2023 17:34 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE ESTUDOS URBANOS PARA SUSTENTABILIDADE É APRESENTADO EM NOVA FRIBURGO 

Nesta terça-feira, dia 28, em Nova Friburgo, aconteceu a apresentação do programa de Capacitação de Estudos Urbanos para Sustentabilidade (CEURS). O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e contou com a participação de representantes do Executivo, do Legislativo, universidades, empresários locais, estudantes, entre outros. 

A apresentação, com foco na capacitação e na sustentabilidade, voltada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a Agenda 2030, foi ministrada pelo professor Roberto C. S. Pacheco, doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do CEURS. Esta é uma iniciativa de uma rede de universidades, patrocinada pelo governo federal, que visa levar capacitação dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 até as cidades, para eles serem conhecidos e compreendidos por funcionários públicos municipais e pela sociedade civil organizada. 

O professor explicou que “esta é uma capacitação preocupada com a prática, onde trabalhamos com o conceito de municipalização a partir de iniciativas já existentes, como que elas podem se tornar projetos e programas permanentes em prol da sustentabilidade em qualquer que seja a área de sustentabilidade. Isso envolve empregabilidade, meio ambiente, novas energias, industrialização, entre outras”. 

A reunião, inicialmente, tinha a proposta de apresentar o programa e avançou em uma discussão proativa acerca dos temas de sustentabilidade. Este foi um importante passo para que haja o diálogo entre diferentes setores visando o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Nova Friburgo e da região. 

Ao final, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, André Montechiari, fez um balanço do encontro. “Tivemos uma reunião muito rica, uma apresentação muito poderosa. O CEURS traz a capacidade de podermos saber da capacitação do executivo e do legislativo. Com isso vamos poder ter um plano de ação, um plano de governo alinhado com as ODS da ONU, alinhado com os valores, alinhado com o social, com o econômico e com o sustentável. Eu verdadeiramente acredito que nós estamos criando um futuro incrível para Nova Friburgo” – finalizou.


Imagens