NOVA FRIBURGO APERTA O CERCO CONTRA MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS

 

Publicado em: 23/03/2023 16:00 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO APERTA O CERCO CONTRA MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS

Indicadores mostram os resultados da cooperação entre população, Ssubea e Polícia Civil

Dados inéditos divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, em 2022, foram registrados 252 casos de crueldade contra animais e maus-tratos contra animais silvestres em todo o estado do Rio de Janeiro. Os maiores agressores foram os próprios tutores (68,7%) e a residência foi o local de maior ocorrência, com 54% do total. Ao analisar as ocorrências por local de registro, é possível identificar que a maior parte foi feita na 42ª Delegacia de Polícia Civil (Recreio), seguida pela 110ª Delegacia (Teresópolis) e 151ª DP (Nova Friburgo). 

Mas Nova Friburgo também está entre as cidades que mais apura as denúncias e responsabiliza os infratores. O trabalho conjunto da Subsecretaria do Bem-Estar Animal e Polícia Civil resultou, em um ano, em três prisões por maus-tratos contra animais, 60 boletins de ocorrência e total de 1.040 casos investigados em 2022. Nestes três primeiros meses de 2023, já são 300 casos investigados e quatro boletins de ocorrência. 

Segundo Elisangela Rodrigues, subsecretária da Ssubea, o grande número de registros de maus-tratos na polícia se deve à confiança da população no trabalho de proteção que vem sendo desenvolvido pela pasta. “ Isso é uma demonstração de que a população local leva o nosso trabalho a sério e que nós conseguimos, junto à Delegacia, não só fiscalizar como também levar à luz da Justiça os casos comprovados de maus-tratos. Toda denúncia é bem-vinda e nós vamos em cada caso verificar a sua veracidade”.

Maltratar animais domésticos ou silvestres é crime. De acordo com Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9.605/98, quem pratica ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais pode ser punido com reclusão entre 4 e 5 anos, e multa. 

DENUNCIE pelo e-mail ssubea021@gmail.com ou diretamente na sede da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, localizada na Avenida Alberto Braune, n°223, na antiga Rodoviária Leopoldina, de segunda à sexta-feira.

MATÉRIA RETIFICADA 24/03/2023 ÀS 10H50.