SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Publicado em: 01/02/2023 18:02 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da Subsecretaria de Preservação, Licenciamento, Monitoramento e Controle Ambiental realizou, nos meses de dezembro de 2022 a janeiro de 2023, o mapeamento do fluxo de valor dos processos de licenciamento ambiental no estado atual. A ação foi motivada pelo projeto Licença 4.0, realizado pela FIRJAN, nos processos de alvará de construção.

Os encontros aconteceram internamente e tiveram como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos, a fim de simplificar as etapas e reduzir os prazos de tramitação.

"O Licença 4.0 foi aplicado na SEMMADUS nos processos de alvará de construção e, observando o avanço do projeto, também achamos pertinente a aplicação no setor de licenciamento ambiental. Assim, com o intuito de avaliar a oportunidade de melhorias nos trâmites dos processos, foi realizado o mapeamento do fluxo no estado atual. A ideia é buscar projetos de avanços, tanto nos trâmites dos processos como também direcionar melhorias na comunicação com o contribuinte” -  destacou o subsecretário de Licenciamento Ambiental, Rafael Cariello.