SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS GERAIS ELETIVAS

Publicado em: 30/01/2023 17:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS GERAIS ELETIVAS

No último sábado, 28, a equipe do Hospital Municipal Raul Sertã programou e realizou um mutirão de cirurgias gerais no centro cirúrgico da unidade. Ao todo, ocorreram seis operações eletivas em cinco pacientes regulados que estávam na fila de espera aguardando.

As cirurgias foram feitas por vídeo, através dos novos e modernos equipamentos que  foram inaugurados pela Prefeitura de Nova Friburgo em dezembro de 2022. Dentre os procedimentos havia hernioplastia, realizado no tratamento de hérnia abdominal,  hérnia umbilical e epigástrica, vesícula, hérnia inguinal direita e colecistectomia, que é a intervenção cirúrgica para remover a vesícula biliar.

Novos mutirões estão sendo planejados pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de acelerar as filas de espera e, consequentemente, diminuir o período de espera dos pacientes. ‘’Nesse planejamento de cirurgias, temos que pensar em todos os detalhes, equipe médica, leitos, matérias, insumos, pré e pós-operatório. Tudo com muito cuidado e carinho para atender com qualidade àqueles que precisam.’’, disse a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano.

Participaram do mutirão os profissionais: Mário Horwacz, Robson Medeiros, Miguel Horwacz, Natália Moura, Patrícia Portilho, Patrícia Martins, Leila, Lorrayne Selma, Márcio, Zanie, Vera, Yasmim, Maqueline, Sabrina, Tammer, Juliana e Graciane.