ESCOLA MUNICIPAL INICIA PROJETO ECOPEDAGÓGICO

Publicado em: 10/05/2022 18:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ESCOLA MUNICIPAL INICIA PROJETO ECOPEDAGÓGICO

O projeto é fruto de uma parceria com os representantes da Fazenda MAARA

A Escola Municipal Ernesto de Souza Cardinot, localizada no Terceiro Distrito, iniciou, em parceria com a Fazenda MAARA, o projeto de cunho ecopedagógico – Educação ambiental no espaço MAARA. Tema de muita relevância que desperta a conscientização ambiental e sustentável desde a primeira infância, a intenção é promover atividades de vivências e debates com ênfase na importância de iniciativas cotidianas para um mundo mais sustentável.

Segundo Raquel Machado, da Gestão de Projetos - MAARA Projeto Ecológico, é muito bom estar realizando este trabalho na escola. “Estar novamente em um ambiente escolar, em contato direto com alunos após dois anos de afastamento social por conta da pandemia, foi maravilhoso. Entre todos os projetos que realizo em vários segmentos, por mais de 15 anos, sem dúvida alguma estar com crianças que podem vir a se tornar agentes multiplicadores por um mundo mais humanizado, é minha maior motivação. Nossa proposta busca viabilizar vivências ecopedagógicas em espaços abertos com áreas verdes, permitindo, dessa forma, uma reconexão com a natureza.”

Thiago Gomes, diretor da escola, ressalta que ter a oportunidade de acolher o projeto MAARA na escola, como projeto piloto no município é mais do que uma oportunidade de ampliar os horizontes de nossos alunos, é também trazer para o cotidiano escolar novas práticas pedagógicas que oportunizem aprendizagens significativas de modo mais lúdico e palpável. “Vivenciar o contato com a natureza e com práticas responsáveis de produção e conservação após um biênio de pandemia nos faz rever o modo de conduzir a vida. Por fim, destaco que falar de sustentabilidade, agrofloresta e, também, sobre a importância de cada elemento da natureza na manutenção da vida, nos possibilita o alcance de um amadurecimento do pensamento crítico de nossos alunos para um novo tempo em nosso planeta, onde conseguiremos despertar novos adultos e consequentemente, novas posturas entre as suas famílias e amigos.”

De acordo com Mayhara Tavares, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a perspectiva do projeto MAARA possibilita oportunidades quanto a uma abertura de mentalidade na formação das crianças destacando a importância de se pensar no planeta que queremos deixar para nossos sucessores. E também, construir habilidades capazes de resgatar valores que permitam vivências a respeito de si mesmo e do relacionamento com os outros e que, por consequência, podem afetar o ecossistema.