PREFEITURA ABRE VACINAÇÃO PEDIÁTRICA PARA TODAS AS CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM DEFICIÊNCIA OU COMORBIDADE

Publicado em: 20/01/2022 16:48 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Na próxima quarta-feira, 26, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade, em Nova Friburgo.

Para a campanha de imunização, são consideradas pelo Ministério da Saúde as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2, como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensa, sindromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, de grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, sindrome de down e cirrose hepática.

A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 15h. Já nas Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho, Mury, Varginha, Centenário, Lumiar e Vargem Alta, o imunizante será ofertado das 9h às 13h.

É obrigatória a apresentação do CPF, RG, cartão de vacinação infantil, comprovante de residência e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade. Durante o dia serão entregues senhas nas unidades, já que as doses serão distribuídas de forma proporcional e igualitária em todos os postos. Vale ressaltar que não há a necessidade de aglomeração nas filas pois, de acordo com o recebimento de doses, a Secretaria de Saúde vai oferecer a vacina à todas as crianças na faixa etária estabelecida.