Publicado em: 17/01/2022 18:50 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMEÇA A VACINAÇÃO PEDIÁTRICA EM INSTITUCIONALIZADOS E CRIANÇAS COM 11 ANOS E COM COMORBIDADES

Com as 940 doses recebidas pelo município durante o último final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação das crianças com 11 anos com deficiência ou comorbidade em Nova Friburgo, na quarta-feira, 19. As institucionalizadas também receberão o imunizante durante esta semana.

A imunização pediátrica será feita com o estoque disponível. A fim de realizar de forma segura, haverá distribuição de senhas nas unidades, já que as doses serão distribuídas de forma igualitária nas Unidades Básicas de Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, e proporcionalmente igual nas Estratégias de Saúde da Família das localidades de Riograndina, Amparo, Campo do Coelho, Lumiar e Mury. Entretanto, não é necessário aglomeração. Conforme Nova Friburgo for recebendo vacinas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizá-las, sem prejudicar a imunização das crianças.

Os pais e/ou responsáveis pelas crianças desse público deverão apresentar CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência, carteirinha de vacinação infantil e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade. Confira a lista de comorbidades classificadas pelo Ministério da Saúde:

Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensa
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doenças neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de down
Cirrose hepática

Para a secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, esse é mais um momento importante no avanço contra a Covid-19: ‘’Nosso município foi destaque em todo o Estado do Rio de Janeiro na vacinação dos adolescentes e adultos. Agora, com as crianças, desejamos avançar com celeridade e a cautela que essa vacina exige. Capacitamos nossos profissionais, que estão trabalhando e se dedicando arduamente na campanha, para oferecermos mais segurança na imunização pediátrica.’’

*MATÉRIA ATUALIZADA EM 18/01/2022 ÀS 12H15.