SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPLEMENTA CAPS COM ATENDIMENTO 24 HORAS

Publicado em: 30/11/2021 17:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPLEMENTA CAPS COM ATENDIMENTO 24 HORAS

Pela primeira vez Nova Friburgo terá um atendimento 24 horas nos sete dias da semana para pessoas com transtornos psiquiátricos

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Gerência em Saúde Mental, transformará o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) em uma unidade 24 horas, durante os sete dias da semana.

O chamado Caps III Quatro Estações será inaugurado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, conforme previsto e divulgado anteriormente pela gestão municipal. O espaço oferecerá o serviço de atendimento para pessoas adultas com transtornos mentais ou deficiência psiquiátrica, visando a recuperação da saúde psicológica e a integração do paciente com sua família e comunidade.

Atualmente são atendidos cerca de 500 usuários neste dispositivo. Agora, com a implementação deste novo modelo de Caps, as pessoas terão um melhor acolhimento, principalmente em horários como a noite e finais de semana.

O Centro de Atenção Psicossocial tem como finalidade a reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves. O acesso aos Caps pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica.

A assistência do município continua sendo oferecida de porta aberta para todos aqueles que possuem um encaminhamento prévio e necessitam do suporte psiquiátrico. Para alcançar esse objetivo, a implantação desta unidade contará com uma equipe multiprofissional, composta por parte dos profissionais que foram chamados nos últimos processos seletivos, com atividades coletivas e individuais e tratamento médico.

O gerente de Saúde Mental de Nova Friburgo, Felippe Schenquel, disse que esse é um momento de reestruturação, com profissionais chegando para fortalecer os serviços existentes e a possibilidade de ampliação e criação de novos dispositivos.

Já a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, ressaltou o avanço da saúde mental no município. ‘’Hoje em dia falamos de um assunto que antes era esquecido e é muito importante vermos que estamos avançando na saúde mental de nossa cidade, podendo oferecer um serviço digno e humanitário de saúde para os nossos usuários. O Caps III é uma das muitas conquistas que teremos pela frente".