NOVA FRIBURGO RECEBE CARRETA PARA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE EM HOMENS E MULHERES

 

Publicado em: 09/11/2021 19:24 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO RECEBE CARRETA PARA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICOS PRECOCES EM HOMENS E MULHERES

Serão realizados exames de mamografia, preventivos e antígeno prostático específico (PSA)

Finalizando o Outubro Rosa e dando início à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Cristiano Varella, fará uma ação de prevenção de doenças para homens e mulheres em uma carreta, onde serão realizados exames de mamografia, preventivos e testes de antígeno prostático específico (PSA).

O objetivo do convênio é a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, mama e próstata. Serão disponibilizados 150 exames de mamografia e 100 preventivos para mulheres que possuem o encaminhamento e estão cadastradas no Sistema Nacional de Regulação da Gerência da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo. 

Já para os homens, 50 exames de PSA serão realizados durante os dias 17, 18 e 19 de novembro, para quem está com o pré-cadastro realizado. Além disso, as pessoas que realizarem essa análise devem ficar cientes sobre a importância do preparo para a realização do Antígeno, por meio do repouso por três dias, jejum alimentar de quatro horas e dois dias de abstinência sexual.  

Os procedimentos de mamografia e preventivos serão analisados e referenciados no Hospital do Câncer de Muriaé. Os insumos e materiais utilizados nos exames serão oferecidos pela Prefeitura, assim como, parte dos profissionais que trabalharão durante a ação serão designados da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo 

A campanha será feita entre os dias 16 e 19 de novembro, na Praça do Suspiro, onde a carreta ficará estacionada. Na terça-feira, 16, o atendimento acontecerá das 12h às 17h; Na quarta-feira, 17, das 07h às 17h; Na quinta-feira, 18, das 07h às 17h; e na sexta-feira, 19, das 07h às 12h. 

As pessoas que tiverem interesse em realizar os procedimentos mencionados devem procurar uma unidade de saúde, com a seguinte documentação: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. Os agendamentos serão feitos pelas Unidades Básicas de Saúde: Centro de Saúde Dr Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, Posto Tunney Kassuga, em Olaria, Policlínica Dr Waldir Costa, em Conselheiro, Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira e na UBS/ESF de São Geraldo.


Imagens