PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE NOVA FRIBURGO FOI APRESENTADO

 

Publicado em: 09/11/2021 18:05 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE NOVA FRIBURGO FOI APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA, 09

A Defesa Civil de Nova Friburgo apresentou na manhã desta terça-feira, 9 de novembro, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) de Nova Friburgo, que estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, na resposta às emergências e desastres causados por chuvas intensas. 

Participaram da solenidade o prefeito Johnny Maycon, o secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva e toda a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil, outros secretários municipais, além de representantes da Defesa Civil Estadual, do 11º Batalhão de Polícia Militar, do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, do Sanatório Naval de Nova Friburgo e da concessionária Águas de Nova Friburgo. 

O Plancon do município de Nova Friburgo foi desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres. Para isso foram utilizadas estatísticas da própria Secretaria Municipal de Defesa Civil e relatórios de análises de riscos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), relatórios da Gerência de Geomática (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Geologia e Estudos Ambientais Ltda. (Regea).

Com ele é possível estabelecer também as ações e responsabilidades aos órgãos envolvidos na resposta às emergências e desastres para chuvas intensas, recomendando e padronizando os aspectos relacionados ao monitoramento para emissão dos níveis de vigilância, observação, atenção, alerta e alerta máximo, tal como na resposta, incluindo as ações de socorro, assistência e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes do desastre e restabelecer a normalidade no menor prazo possível. 

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto. 

A Defesa Civil reforça que a população friburguense deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais. E que o município de Nova Friburgo conta com um eficiente sistema de monitoramento alerta e alarme, com 36 sirenes espalhadas em 24 bairros e distritos da cidade. Além disso, também há o sistema de alerta via SMS para usuários cadastrados no sistema (de qualquer operadora). Para se cadastrar e receber avisos e alertas de chuvas fortes por SMS basta enviar um SMS para o número 40199 e, no campo da mensagem, escrever o CEP de onde mora. Comunicação simples, rápida e eficaz. 

Em caso de emergências a Defesa Civil de Nova Friburgo pode ser acionada pelo telefone 199.


Imagens