ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO PELO PROJETO "DE OLHO NO FUTURO"

Publicado em: 08/11/2021 16:58 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

O projeto "De Olho no Futuro", que visa a assistência oftalmológica gratuita aos alunos da rede municipal de ensino, é fruto da parceria firmada desde 2003 entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo com o Rotary Clube de Nova Friburgo, coordenado por Márcia Carestiato. Neste sábado, 6, foi realizada a primeira etapa do programa, que é o exame de vista para os estudantes no Centro Oftalmológico de Nova Friburgo, no Centro. Neste ano, ao todo, 52 alunos, de 24 unidades escolares, foram selecionados para o atendimento pelo projeto. A SME também distribuiu um kit com frutas e outros alimentos para os estudantes que foram fazer o exame.

O programa "De Olho no Futuro" funciona da seguinte forma: o professor, em sala de aula, é capacitado para perceber a necessidade do aluno e realizar a triagem inicial por meio da tabela de Snellen, um teste simples que possibilita a detecção da dificuldade de visão do estudante. Após isto, há o encaminhamento para o exame oftalmológico providenciado pelo Rotary Clube e executado pelo dr. Alexandre Alvarez Ribeiro. Confirmado o uso do óculos, é providenciada a entrega do objeto ao educando.

A secretária de Educação, Caroline Klein, falou sobre a importância das parcerias para que trabalhos importantes, como o do projeto "De Olho no Futuro", possam ser realizados. "É muito interessante mantermos as parcerias, pois elas agregam muito, principalmente para os nossos alunos. Agradecemos pela continuidade do programa".