EXECUTIVO PARTICIPA DE SESSÃO ESPECÍFICA DA SAÚDE NA CÂMARA MUNICIPAL

Publicado em: 05/11/2021 16:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

EXECUTIVO PARTICIPA DE SESSÃO ESPECÍFICA DA SAÚDE NA CÂMARA MUNICIPAL

Foram apresentados todos os trâmites que envolvem os processos administrativos e as realizações da Secretaria de Saúde deste ano

Na noite da última quinta-feira, 04, o secretário de Governo, Marcinho Alves, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, a procuradora-geral do Município, Ana Paula Bitó, o secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy, e a controladora Kelle Barros estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal para exercer o direito de resposta concedido à Prefeitura de Nova Friburgo, após uma série de denúncias apontadas por ex-médicos do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), no mês passado. Os gestores aproveitaram ainda para tratar de outros assuntos pertinentes a Saúde municipal.

A secretária Nicole Cipriano abriu a sessão e explicou como são feitos os processos de aquisição de medicamentos, insumos, além de justificar o tempo em que cada processo leva até ser finalizado. Nicole também apresentou as realizações da Secretaria de Saúde, como a abertura do Centro de Triagem em Olaria, o avanço da vacinação contra a Covid-19, que permite ao município ter a menor taxa de internação nos leitos de enfermaria e UTI desde o início da pandemia.

A secretária também destacou a entrega de uma ambulância ao distrito de Lumiar, atendendo a um pedido antigo da população local; a reforma do Posto de Saúde de São Geraldo; reforma dos leitos de enfermaria e do 192, reativação dos leitos de psiquiatria e inauguração dos leitos de CTI e do setor de Coronária do HMRS, e da sala de cirurgia do Hospital Maternidade, além da inauguração do subposto de Boa Esperança.

Em seguida, Marcinho Alves externou o trabalho intenso da Secretaria de Saúde para não deixar o município desabastecido de medicamentos, destacou o processo seletivo de médicos, das obras de reforma e a entrega do setor da lavanderia do HMRS, que estava parada há quase quatro anos, e da estruturação da parte elétrica com o gerador do hospital. O secretário  também falou sobre o setor de urologia da unidade, em que o município adquiriu equipamentos necessários para realizações de procedimentos cirúrgicos específicos, além do diálogo com o corpo médico para acompanhar esse processo e dar o aval para a compra dos equipamentos. Marcinho também falou sobre a possibilidade da realização de um possível Dia D ainda neste mês para zerar as filas de espera no setor de urologia.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy, explicou que com sua chegada à secretaria no final do mês de outubro, encontrou cerca de 50 processos relativos à Saúde parados, alguns deles desde 2017, e que eles perderiam a validade no dia 31 de dezembro deste ano, bem como todos os recursos provenientes. Rapidamente, segundo Gabriel, todos esses processos receberam a devida atenção, garantindo que nenhum recurso fruto de emendas parlamentares será perdido. O secretário tem dado celeridade aos processos de licitação e citou como exemplo o processo de urologia, parado desde 2017, e que somente em 2021 foi concluído. Gabriel disse ainda que o município vai implementar em breve um banco de preços para cotação de produtos, o que agilizará em quase 80% essa fase dos processos licitatórios.

A controladora Kelle Barros destacou o empenho do município para informatizar todo o setor e dar agilidade aos processos de licitação. Completando a fala da controladora, a procuradora Ana Paula Bitó informou aos parlamentares que o processo de informatização, que já está sendo colocado em prática, será de suma importância e vital para as pretensões do município avançar na análise dos processos em andamento. Segundo Ana Paula, somente este ano já foram analisados 9.210 processos em toda a prefeitura, sem contar com os processos judiciais, de execução fiscal e dívida ativa.

Por fim, cada vereador teve a chance de fazer perguntas aos representantes do município, bem como colocações que julgaram pertinentes. Ao todo, a sessão teve duração de mais de quatro horas e está disponível na íntegra no canal do Youtube do Legislativo friburguense.