NOVEMBRO DIABETES AZUL PROMOVE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO DIABETES

 

Publicado em: 04/11/2021 17:52 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

NOVEMBRO DIABETES AZUL PROMOVE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO DIABETES

O mês de novembro é muito conhecido pela campanha de prevenção ao câncer de próstata, porém, além desta ação, durante este período também é celebrado o ‘’novembro diabetes azul’’, que promove a prevenção à doença e o amplo diagnóstico dos pacientes diabéticos.

O mês foi escolhido porque no dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, em homenagem ao descobridor da insulina, Frederick Banting, médico canadense. Essa descoberta completa 100 anos em 2021. 

De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, uma a cada dez pessoas, em todo o mundo, convive com a comorbidade. Já no Brasil, esse número ultrapassa os 16 milhões. Em Nova Friburgo há 1.369 cadastrados na Coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Existem alguns tipos de diabetes. O tipo 1, que geralmente aparece enquanto criança e é autoimune, fazendo com que a insulina não seja produzida pelo pâncreas. O tipo 2, que atinge 90% das pessoas, produz uma quantidade insuficiente de insulina ou o organismo não a usa adequadamente. Já o tipo gestacional surge durante a gravidez. E o pré-diabetes que consiste em uma alteração no metabolismo, podendo evoluir para a doença. 

Os sintomas geralmente são sede excessiva, cansaço, muita vontade de urinar, visão embaçada, má cicatrização e náuseas ou vômitos. O diabetes não tem cura, mas há o tratamento que exige o uso diário de insulina e outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.

Em Nova Friburgo, na rede SUS, a Secretaria Municipal de Saúde fornece insulina, lancetas, seringas, aparelhos de glicemia e baterias utilizadas pelos diabéticos que estão inseridos no DCNT. Em oito meses de 2021, 1.539.088 insumos foram entregues em 24 postos de saúde, entre unidades básicas e estratégias de saúde da família.

.