ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DA COP26 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Publicado em: 03/11/2021 18:49 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DA COP26 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Estudantes e profissionais da educação de Nova Friburgo foram convidados para participar de evento satélite SUSTENTABILIDADE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO - DESAFIOS E SOLUÇÕES GLOBAIS, organizado pela University of Glasgow durante a COP26 de Mudanças Climáticas, entre os dias 2 e 4 novembro, em Glasgow, Escócia, Reino Unido da Grã-Bretanha. Além de professores e universitários da Universidade Federal Fluminense (UFF), representantes da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, em Salinas, participarão nesta quinta-feira, 4, cujo tema principal do dia será "Futuro que Queremos: Vozes das Crianças para 2050". O programa também aborda mudanças climáticas, saúde bucal e sustentabilidade. O convite é fruto do trabalho de cooperação sobre educação para o desenvolvimento sustentável realizado entre a UFF e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo.

Coordenado pelo professor Claudio Fernandes, vice-coordenador do Programa de Extensão Sustenta-Vida do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, a parceria promove diversas ações educativas que integram estudantes universitários e do ensino fundamental na construção da cultura da sustentabilidade na cidade. O que originou o convite foram as ações desenvolvidas no contexto do projeto internacional Zero Water Day de Educação Ambiental para Proteção das Águas e Montanhas.

De acordo com o professor Claudio, a iniciativa Zero Water Day é uma parceria voluntária coordenada pela Charité University de Berlim e envolve escolas de 13 países: Andorra, Butão, Brasil, Canadá, Colômbia, Geórgia, Alemanha, Itália, Índia, Malawi, Peru, Escócia e EUA. O tema principal da iniciativa é “Montanhas: torres de água enfrentando mudanças climáticas” e conta com apoio da Mountain Partnership, uma aliança ligada a FAO – agência oficial da ONU para agricultura e alimentação, dedicada a melhorar a vida dos povos das montanhas e proteger os ambientes montanhosos em todo o mundo.O trabalho conecta professores e crianças / jovens para que possam aprender uns com os outros, explorando a rica diversidade de vidas e circunstâncias de professores e crianças / jovens, e as condições onde vivem,aprendem,trabalham e crescem.

No Brasil, o projeto é conduzido pelo programa de extensão Sustenta-Vida, do ISNF/UFF, em conjunto com professores da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, para criar conteúdos relativos aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e aplicar no programa pedagógico escolar.  Apesar das dificuldades com a pandemia, professores e estudantes produziram excelentes conteúdos.

A participação dos estudantes de Nova Friburgo acontece nos dias 3 e 4 de novembro:

1. Alunos do ensino superior: Matheus Carvalho Teles Filgueiras, 5º período do curso de odontologia do ISNF/UFF, apresentou no dia 03/11, às 16h17 (hora local), o trabalho “Sustenta-Vida, um programa de extensão universitária para promover a sustentabilidade na educação em saúde”, que também conta com a participação de Jessika da Silva Gonçalves, do 5º período do mesmo curso, com orientação de Fernanda Volpe e co-orientação de Claudio Fernandes, ambos professores do ISNF/UFF;

2. Alunos do ensino fundamental: Amanda Hottz Darcy, Josiane Pereira e Patricia Fernandes de Moraes, da turma do 8º ano da E. M. Alcides Francisco Brantes apresentam no dia 04/11, às 14h45 (hora local), o trabalho “Zero Water Day Nova Friburgo” junto com o professor Claudio Fernandes, do ISNF/UFF. O trabalho conta com a orientaçao dos professores Gemagno Marinho Ribeiro, Tatiane Fernandes da Fonseca - diretora-adjunta, e Renata Ouverney Braz, diretora-geral e professora da mesma escola.

Declaração das Crianças para a COP26

A voz dos alunos e professores da escola de Nova Friburgo integra a declaração elaborada pela Mountain Partnership “Children Voices 2050” e será apresentada na COP26, em Glasgow.  Conheça e assine a declaração para apoiar as crianças: https://www.fao.org/fileadmin/templates/mountain_partnership/doc/Children_s_call_to_action_to_protect_mountain_areas.pdf.

Mais detalhes sobre o projeto ZERO WATER DAY: https://www.facebook.com/zerowaterdaypartnership.

Sobre a COP26

COP significa Conferência das Partes, e conta com a presença de países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), tratado firmado em 1994, cujo objetivo é "estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impediria interferência antropogênica perigosa com o sistema climático ". As COPs acontecem anualmente e reúnem 197 nações e territórios - chamados de partes - que assinaram a Convenção-Quadro. A reunião de 2021 é  a 26ª, por isso é chamada de COP26.

Sobre o evento satélite da COP26

SUSTENTABILIDADE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO - DESAFIOS E SOLUÇÕES GLOBAIS

Evento satélite da COP26 organizado conjuntamente pela University of Glasgow e Charité University, Berlin.O objetivo dos primeiros dois dias do evento é alinhar o ensino de saúde bucal no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e destacar a complexa interconectividade de questões como mudanças climáticas, sustentabilidade, saúde e educação. O público-alvo deste evento inclui todos os envolvidos na prevenção e tratamento de doenças bucais, educadores de saúde e todos os envolvidos no desenvolvimento da política de saúde bucal. O terceiro dia foca a saúde planetária através dos olhos das crianças, com as lentes focadas na água.

Fonte: https://www.gla.ac.uk/myglasgow/sustainability/cop26/sihae/