EQUIPES DA VIGILÂNCIA DE NOVA FRIBURGO REALIZAM TRABALHO DE PREVENÇÃO A DENGUE

 

Publicado em: 03/11/2021 18:46 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

EQUIPES DA VIGILÂNCIA DE NOVA FRIBURGO REALIZAM TRABALHO DE PREVENÇÃO A DENGUE

As equipes da Vigilância em Saúde, setor da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, estão realizando o trabalho de conscientização para a prevenção de arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Os agentes de endemias estão indo de casa em casa nos bairros com maiores focos, como Alto de Olaria, Olaria, Centro, Perissê e Cordoeira. Devido a pandemia da Covid-19, os profissionais fazem as vistorias até em quintais. Além disso, as instruções sobre atitudes que previnem a dengue, por exemplo, são dadas na porta do cidadão.

Outra medida de prevenção e também de pesquisa sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, é a instalação de armadilhas, onde é simulado um ambiente que seria propício para a proliferação. 

No vaso de planta preenchido por água parada, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita a colocação dos ovos pelas fêmeas. O resultado dessa ação permite que haja um norteador mais assertivo para a Vigilância sobre os locais com risco maior de generalização da doença. 

É extremamente importante que a população contribua nesta causa. Fique atento: Elimine água parada, como em vasos, pneus, garrafas, piscinas e caixa d’água; faça a lavagem regular das calhas e não jogue lixo em terrenos baldios.