PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ORGANIZA FORÇA-TAREFA EM FUNÇÃO DA ONDA DE FRIO

 

Publicado em: 28/07/2021 18:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Whatsapp

 

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ORGANIZA FORÇA-TAREFA EM FUNÇÃO DA ONDA DE FRIO

Uma forte onda de frio está avançando sobre o país com a previsão de declínio acentuado de temperatura, superior a 5ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Por conta do alerta de risco à saúde, o prefeito Johnny Maycon realizou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (28), para definir estratégias e ações de acolhimento às pessoas em situação de rua no município durante os próximos dias.  

O encontro contou com o secretário de Assistência Social, Marcinho Alves, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, a subsecretária de Gestão do Ensino, Caroline Klein, o subsecretário de Comunicação Social, Daniel Figueira, e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).

O prefeito determinou uma ação conjunta entre as secretarias para oferecer abrigo temporário e emergencial às pessoas em situação de rua na cidade a partir de quinta-feira (29). A Secretaria de Educação cedeu a Escola Municipal Dante Magliano, no bairro Ponte da Saudade, onde há uma estrutura com banheiros e chuveiro, capaz de abrigar homens e mulheres. 

Uma equipe formada por técnicos de abordagem, assistentes sociais e técnico de enfermagem da Secretaria de Assistência Social, psicólogos da Secretaria de Saúde e Guarda Civil Municipal vai realizar o acolhimento às pessoas em situação de rua já identificadas e também às outras possíveis, neste período da frente fria. Trata-se de uma ação integrada para fortalecimento do atendimento de rede entre a Assistência Social e Saúde, com diagnóstico individualizado e o devido encaminhamento para outros serviços. Um veículo da prefeitura estará à disposição para o transporte dos indivíduos e seus pertences até o abrigo provisório, que terá colchonetes, roupas de cama e cobertores novos e também oferecerá alimentação. 

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou uma portaria no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (28) instituindo formalmente o Grupo de Trabalho de Combate aos Riscos Humanitários causados por condições climáticas severas, o que dará legitimidade e solidez às ações definidas durante a reunião. Fazem parte as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Ordem e Mobilidade Urbana, Gabinete do Prefeito, Defesa Civil e Subsecretaria de Comunicação Social.


Imagens