HOSPITAL MATERNIDADE INCLUI TESTE DE ORELHINHA E DE LINGUINHA NOS EXAMES DOS RECÉM-NASCIDOS

 

Publicado em: 22/07/2021 18:47 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

HOSPITAL MATERNIDADE INCLUI TESTE DE ORELHINHA E DE LINGUINHA NOS EXAMES DOS RECÉM-NASCIDOS

A partir de agora, o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro de Nova Friburgo realiza no próprio local o Teste da Orelhinha, que avalia a audição dos bebês e detecta, precocemente, se há alguma doença auditiva, como a surdez.  

A Secretaria Municipal de Saúde também incluiu a realização do Teste da Linguinha. Esse é um exame que diagnostica se há problemas no freio da língua do recém-nascido, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer atos futuros, como engolir, falar, comer e beber.

Esses testes, que são obrigatórios por lei, estavam sendo realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. A Maternidade já realizava os Testes do Olhinho, do Coraçãozinho e a Consultoria de Amamentação. Agora, com a ampliação dos exames na unidade, as famílias terão mais facilidade em realizar os exames necessários nos bebês . 

O Prefeito Johnny Maycon esteve junto com a Secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, na Maternidade de Nova Friburgo para conferir de perto a novidade. De acordo com ele, esse é mais um avanço na estruturação: ‘’Apesar das inúmeras dificuldades, estamos trabalhando para dar um atendimento mais digno para a nossa população.’’


Imagens