MOBILIDADE URBANA REVITALIZA SINALIZAÇÃO NO CENTRO, CONSELHEIRO E OLARIA

Publicado em: 14/07/2021 16:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

MOBILIDADE URBANA REVITALIZA SINALIZAÇÃO NO CENTRO, CONSELHEIRO E OLARIA

Os sinais de trânsito, faixas e placas têm manutenção e reparos permanentes da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). O trabalho tem à frente o secretário Fabrício Medeiros, que atua sempre entrosado com o prefeito Johnny Maycon. Somente no início do mês de julho, as atenções se voltaram para o centro da cidade, Conselheiro Paulino e Olaria, entre outros locais onde a ação para melhoria do trânsito se fez necessária.

Uma vaga para estacionamento reservado à pessoas com dificuldades de locomoção (condutor ou transportado) foi realocada na Praça Getúlio Vargas, em frente ao número 171, no Centro. Segundo Fabrício, não há registros anteriores de outra vaga demarcada por completo como esta, conforme parâmetros previstos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Ao realizarmos a revitalização daquelas já existentes, faremos as adequações necessárias”, observa.

Igualmente foi providenciada a revitalização das marcas de canalização ao redor da rotatória em Conselheiro Paulino, próxima à Igreja Santa Terezinha. Além disso, foi revitalizada a marcação de duas vagas de curta duração e do ponto de parada no sentido Centro. Para evitar conflitos e sinistros de trânsito foram implantadas linhas “dê a preferência” e suas respectivas placas, ordenando o direito de passagem.

Ainda na região de Conselheiro Paulino, o ciclo de abertura dos semáforos da interseção entre a Avenida Governador Roberto Silveira com as ruas José Álvarez Gomez (ponte de acesso ao Califórnia) e Adriano Afonso acaba de ser alterado, tendo nova sequência. A alteração, em caráter experimental de 60 dias, visa reduzir o conflito entre fluxos na interseção da Rua José Álvarez Gomez com a Avenida dos Ferroviários e Rua Joaquim da Rosa Pinheiro.

Uma equipe da Smomu deu apoio à empresa prestadora de serviços de monitoramento de avanço de semáforo para troca de braço projetado na esquina da Avenida Comte Bittencourt com a Rua Augusto Cardoso, após danos. Outro apoio foi prestado à Subprefeitura de Olaria para limpeza do canteiro central da Avenida Conselheiro Julius Arp, a partir do Paissandu até a altura do Bairro Bela Vista.

O trabalho teve continuidade nessa área com a revitalização da pintura das lombadas da Rua Romão Aguilera Campos, entre Olaria e Cônego. E a revitalização da sinalização de trânsito prosseguiu ao redor da Praça 1º de Maio, onde foram adequadas as placas, em concordância com a sinalização semafórica, proibindo os movimentos conflitantes com os focos de pedestres. Foi corrigido também o posicionamento de algumas placas, para que atendam ao principal quesito da sinalização, que é a garantia da percepção. Já foram revitalizadas diversas faixas de pedestres e esse trabalho prossegue nesta semana.

A sinalização de sentido de circulação das vias ou pistas também está em fase de adequação e já foram substituídas ou implantadas dez placas em Olaria, trabalho este que será realizado em toda a cidade, a princípio, sem aquisição de novas placas, apenas com reforma das incorretas existentes nos cruzamentos.