SME FAZ LIVE NO MÊS DE JULHO EM PARCERIA COM A EMBRAPA

Publicado em: 30/06/2021 11:11 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maíra Queiroz

SME faz live no mês de julho em parceria com a Embrapa

A Prefeitura de Nova Friburgo, em mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Embrapa Solos, realizará a live “Ciência e Educação nas Escolas – conversando com um cientista sobre solos tropicais”. Será no dia 9 de julho, sexta-feira, às 10h, por meio do canal oficial da SME no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCAE7sdYheO2RrYhfFfQInjw).

Com mediação da professora Roberta Cristane, da SME, o bate-papo online vai rolar com a participação do engenheiro agrônomo Claudio Lucas Capeche, da Embrapa Solos. O objetivo é promover, junto ao público-alvo de professores e alunos do ensino fundamental da rede do município, que abrangem tanto a área rural como a urbana (agricultura urbana), a popularização de informações técnico científicas sobre o tema Solos-Água-Biodiversidade em Ambiente Tropical de Montanha e, desta forma, contribuir para a Educação em Solos nas escolas.

As ações de Educação em Solos em questão abordam temas técnicos científicos, porém com linguagem adaptada a cada público-alvo, como a origem, diversidade e estudos dos solos tropicais no Brasil, suas características físicas, químicas, morfológicas e biológicas, causas e consequências da degradação ambiental, práticas de conservação do solo, da água e da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e uso de metodologias lúdicas de ensino como a tinta de solo, o papel machê com solo, o reaproveitamento de resíduos sólidos inertes para a confecção de artesanato e o beneficiamento de resíduos orgânicos pela compostagem.