SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE O DIABETES

 

Publicado em: 25/06/2021 16:05 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE O DIABETES


Neste sábado, 26, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta ou insuficiência de insulina, o hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. 

A fim de ampliar a discussão sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo traz algumas informações sobre o diabetes. 

Existem alguns tipos distintos dessa doença crônica:

- O Tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina, e dentre os sintomas estão fraqueza, perda de peso constante, sede frequente, excesso de vontade de urinar e fadiga. 

- O Tipo 2 é o resultado da resistência do corpo à insulina e de deficiência na sua secreção. Geralmente os sintomas são infecções frequentes, alteração visual e formigamento dos pés.  

- O tipo gestacional é a diminuição de tolerância da glicose durante a gravidez, podendo se estender até o pós parto. 

- Outros tipos são decorrentes de defeitos genéticos

O tratamento para o diabetes é manter uma vida saudável, com hábitos que ajudam a controlar a glicemia, como, por exemplo, a alimentação regular, prática de exercícios físicos, controle da pressão arterial, evitar consumo de bebida alcoólica e realizar exames regulares.