AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM NOVA FRIBURGO PASSA POR MAIS UMA ETAPA

Publicado em: 24/06/2021 17:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Dando continuidade a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo com o governo do estado, com a implantação do projeto Educação Científica Infantojuvenil, nesta terça-feira, 22, no CEFFA Rei Alberto I, em Salinas, representantes do município, das pastas Educação e Ciência e Tecnologia, se encontraram com personalidades da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação. A reunião definiu critérios de trabalho e quais escolas receberão os laboratórios científicos.

O prefeito Johnny Maycon prestigiou o encontro e disse que se sentia privilegiado em estar em uma terra em que tudo que se planta, frutifica. Na ocasião, o prefeito também agradeceu a parceria com o estado, toda a equipe do Ibelga e ao vice-prefeito Serginho, que em visita a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, trouxe o projeto para Nova Friburgo. “Tenho certeza que a gente está dando um passo importante e que todos esses projetos, tudo aquilo que tem sido arquitetado e plantado na nossa cidade, com o objetivo de gerar este tão necessário, ou porque não dizer, o quanto que a gente merece que Nova Friburgo tenha este desenvolvimento na ciência , na tecnologia e na inovação. Eu não tenho dúvidas de que um dia teremos incontáveis conquistas e que poderemos ser, no futuro, uma grande referência de cientistas gerados dentro do âmbito da nossa região".

Cláudio Mendonça, coordenador da Unidade Gestora de Projetos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, comentou sobre o intuito da reunião. ”Vamos juntos com a equipe pedagógiga da Educação implantar o programa de educação científica com laboratórios em salas de aula para experimentos científicos, de última geração, e também com laboratórios de interação, lugares próximos à natureza, mata atlântica, para aprender ciências da natureza onde a natureza está".

Cláudio concluiu falando sobre a importância desses laboratórios e do centro tecnológico para os friburguenses, que terá a obra iniciada ainda este ano. “Tudo para que um dia essa garotada vire pesquisadores, aqui de Nova Friburgo, atuando em Nova Friburgo, fazendo a cidade crescer e atuando na região como um todo. E também os centros tecnológicos, desde já, dando o apoio necessário ao setor produtivo, seja na agricultura familiar, no agronegócio, no setor de serviços e no setor da indústria".

As ações estão sendo definidas e, para o próximo encontro, algumas novas ações devem ser dialogadas, como possíveis parcerias com instituições de ensino, formas de organizações para uso do laboratório, além da avaliação e monitoramento do processo.