SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA HUMANA 

 

Publicado em: 22/06/2021 18:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA HUMANA 
 

Assim como a imunização contra a covid-19 e de prevenção contra a influenza, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, também está oferecendo a vacina antirrábica para a prevenção e combate à raiva.  

Essa é uma doença infecciosa, caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, ou seja, uma inflamação no cérebro, com letalidade de cem por cento. A transmissão acontece pela saliva ou mordida de animais infectados, como cães e gatos.

A vacina antirrábica age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra a raiva, e por isso, pessoas que estão frequentemente em exposição ao vírus, como veterinários e fazendeiros, podem receber o imunizante antes ou após o contato com a doença. 

A vacinação acontece em livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. É obrigatória a apresentação do cartão do SUS, mas não é necessário um encaminhamento médico.

Em caso de acidentes, o paciente será acolhido pela equipe de saúde, que irá avaliar o caso e montar um esquema de vacinação, a partir da coleta dos dados. Caso seja necessário, o infectado será encaminhado para o Hospital Municipal Raul Sertã para a aplicação de soro. 

Já em relação a campanha de imunização contra raiva em cães e gatos, em área urbana, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, através da Vigilância Ambiental, prevê que a vacinação dos animais aconteça no mês de outubro.