SETOR DE PSICOPEDAGOGIA REALIZA TRABALHO DE AUXÍLIO A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

 

Publicado em: 21/06/2021 19:12 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

SETOR DE PSICOPEDAGOGIA REALIZA TRABALHO DE AUXÍLIO A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou as aulas presenciais de forma gradual nas unidades escolares do município. O setor de Psicopedagogia da rede, da Secretaria de Educação, desde o mês de abril, oferece auxílio para o retorno com diversas ações. Entre elas está a escuta e avaliação da metodologia de ensino, entendimento de todos os aspectos que envolvam a aprendizagem, inclusive o afetivo para o professor e o aluno, e sistema de tutoria. As reuniões estão acontecendo de forma quinzenal. 

Nestes encontros, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos abordam e já articulam ações para o acolhimento às crianças, famílias e docentes, com o oferecimento de apoio da psicopedagogia institucional escolar, já que esta trabalha com todos estes atores no processo de ensino-aprendizagem.  Assim, já foram realizadas avaliações estratégicas e diagnósticas das unidades escolares que estão participando dos encontros. Todo trabalho escolar é supervisionado pelas orientadoras educacionais e pedagógicas, além dos responsáveis pedagógicos.  

Em cada encontro um tema relacionado à prática educativa é abordado, além da proposta de devolutiva e escuta das demandas das escolas.  Após este processo, um ofício/relatório é entregue à subsecretária pedagógica. As demandas são das mais diversas ordens. Magali Rodrigues e Vanessa da Silva Ferreira, ambas psicopedagogas, desenvolvem este importante trabalho.

“Eu gostaria de falar que, após 25 anos de trabalho na Educação, tenho o prazer de implementar a psicopedagogia institucional escolar na rede municipal, com uma ação colaborativa e preventiva nas unidades escolares. Desta forma, além de contemplar todos os aspectos fundamentais no ato de aprender, nas atividades desenvolvidas busca-se o caminho para que aprendentes e ensinantes desenvolvam uma prática autônoma e autoral, neste apaixonante e instigante processo de ensino-aprendizagem, onde ensinar e aprender, aprender e ensinar, compõem o movimento da vida", concluiu Magali Rodrigues.