LIVE DA SME INSPIRA ALUNA DE 5 ANOS DA REDE A APRENDER XADREZ

Publicado em: 17/06/2021 21:31 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Maira Queiroz

LIVE DA SME INSPIRA ALUNA DE 5 ANOS DA REDE A APRENDER XADREZ

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Nova Friburgo vem realizando uma série de lives, tanto para os alunos como para a comunidade escolar. Em uma delas foi abordada a temática “A Educação dá aos Peões Poderes de Rei”, falando sobre a importância do xadrez nas escolas/bibliotecas. Mediada por Márcia Machado, técnica em biblioteconomia da SME, e com participação do professor de xadrez da SME, Guilherme da Silveira, o encontro virtual chamou a atenção de uma aluna da rede municipal.

Clarice tem 5 anos e, de acordo com a mãe, Joyce Lima, a aluninha sempre se mostrou muito esperta, interessada em aprender coisas novas. Em vídeos no Youtube já se interessou por dominó, ama jogar jogo da memória e vareta. “Assistindo a uma live da SME ela se interessou por aprender o xadrez. Já fez duas aulas e a última chegou em casa fazendo setas na horizontal, vertical, diagonal e me pergunta se eu sei qual a direção das setas. Já me ensinou que no xadrez tem o peão, me mostrou qual peça é o peão. Está super interessada e animada em aprender mais. Eu, como mãe, fico cheia de orgulho e a incentivo muito a aprender e exercitar a mente.”

Guilherme da Silveira, professor de xadrez da SME desde 2008 e formado em xadrez pedagógico pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), comentou que o xadrez visa ensinar a olhar o todo, não só as partes. “A gente vive numa era muito fragmentada, em que perde-se a noção do todo na vida, e não se consegue avaliar uma situação, por exemplo, que é o mais importante. O xadrez escolar é uma ferramenta e existe uma diferença grande entre o xadrez jogo e o xadrez escolar, no sentido de conceito. Claro que o jogo acaba-se aprendendo [...] mas o xadrez escolar, a sua proposta, não é formar campeões, pode até formar, mas não é a meta. Quanto mais se aprofundar no lúdico, melhor resultado terá, principalmente com crianças”.

Alunos e professores interessados em aprender a arte do xadrez, podem baixar, gratuitamente, o aplicativo Chess.com. Nas configurações, procurar "amigos" e clicar no sinal de "+" à direita (adicionar amigo). Após isto, clique em nome de usuário e escreva GuiFriburgo e depois envie uma mensagem para programar a aula e receber a apostila, também pelo celular. Em caso de dúvidas, o e-mail do professor Guilherme é o guimoraesdasilveira@gmail.com.

Link da live realizada pela SME: https://www.youtube.com/watch?v=U0PUCKocYGk.