Publicado em: 16/06/2021 16:21 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO E DO ESTADO SE REÚNEM PARA DIALOGAR SOBRE PROJETO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INFANTOJUVENIL

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou a construção de um centro tecnológico (CT) no município em parceria com o governo estadual, no fim do mês passado. Como um dos desdobramentos desta ação, na última semana, no dia 10, uma reunião foi realizada com diversos representantes.

Estiveram presentes Caroline Moura Klein, subsecretária Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME); Rosane Cordeiro Rafael, da Coordenação de Matemática; e Ronald José Serafim, coordenador do setor Multidisciplinar e Educação Integral, todos da SME. Além deles, Claudio Mendonça, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Antônio José da Silva Neto, integrante da equipe e professor titular IPRJ/Uerj, e Isabel Tubino, também integrante da equipe e ex-professora da Faetec, marcaram presença.

O projeto Educação Científica Infantojuvenil trabalhará com a metodologia investigativa e terá como iniciativa implementar e promover o acesso de alunos à educação científica. Algumas unidades escolares serão contempladas com laboratórios. No caso dos alunos dos anos finais, laboratório de experiências, enquanto os anos iniciais ficam por conta do laboratório "mão na massa”.

A SME segue agora com o trabalho de pré-diagnóstico das escolas com possibilidades de laboratórios, com o planejamento das rotinas: quantas vezes o aluno frequentará o CT, se será quinzenal ou mensal, e de que forma acontecerão as aulas presenciais e os encontros nos laboratórios da própria unidade, inclusive também elaborará um cronograma.