HORTO MUNICIPAL DOA CERCA DE 200 MUDAS DE ÁRVORES PARA APA ESTADUAL DE MACAÉ DE CIMA - INEA

Publicado em: 09/06/2021 17:21 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

No mês em que ações voltadas para o Meio Ambiente são celebradas em todo o mundo, a Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, fez a doação de cerca de 200 mudas de árvores nativas para a gestão da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (APA Estadual de Macaé de Cima - INEA).
"A Prefeitura, através das suas secretarias, tem o norte de atuar sempre em parceria. A APA Estadual de Macaé de Cima é uma grande parceira da gestão municipal na preservação do meio ambiente na região da sua abrangência" – comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Vívian de Assis.

As mudas, provenientes do Horto Municipal, serão distribuídas para moradores de Lumiar e comunidades próximas, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. O bioma da Mata Atlântica é um dos mais ricos em espécies da fauna e flora do mundo e a APA Macaé de Cima abrange uma área de 35.038 mil hectares no município de Nova Friburgo, cuja gestão visa a preservação permanente da fauna e flora nativas, endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção.

O Horto Municipal é uma espécie de berçário de árvores nativas e plantas ornamentais utilizadas na recomposição paisagística de canteiros, jardins e praças. O espaço também recebe mudas de árvores doadas para compensação ambiental e que são utilizadas para recompor áreas degradadas no município.
“Ter um espaço como este no nosso município é muito importante para que possamos cuidar dos espaços públicos, embelezando as áreas urbanas. Mais do que isso, o nosso horto tem grande importância para o meio ambiente, pois nele também temos diversas espécies de mudas nativas aptas para o plantio. Preservar o meio ambiente é garantir qualidade de vida” – destacou o secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Trigo.