ENSINO REMOTO COM USO DA PEDAGOGIA DIFERENCIADA ESTÁ SENDO POSITIVO ENTRE ALUNOS DA REDE

 

Publicado em: 08/06/2021 16:01 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

ENSINO REMOTO COM USO DA PEDAGOGIA DIFERENCIADA ESTÁ SENDO POSITIVO ENTRE ALUNOS DA REDE

Nova Friburgo possui uma rede de educação municipal grande e diversa. E dentre essa diversidade estão nossas escolas de pedagogias diferenciadas. Um dos exemplos é a Escola Municipal Cecília Meireles, de Pedagogia Waldorf, situada em Cascatinha.

Como esta pedagogia valoriza a participação da comunidade e da família e prioriza o desenvolvimento integral do aluno através da arte e das vivências, seu atendimento remoto vem acontecendo de forma um pouco diferente das demais, envolvendo diretamente toda a família. 

Com a finalidade de evitar o excesso do uso de telas pelas crianças, a equipe elabora material próprio adequado à pedagogia Waldorf, favorecendo as experiências, vivências e a arte. Este material é repassado aos pais através de reuniões virtuais semanais e estes realizam as atividades e rotinas com suas crianças em casa. O resultado é o fortalecimento dos laços familiares e da família com a escola e a promoção de momentos inesquecíveis.

Em depoimento, a mãe das meninas Rafaela e Luíza, Letícia Shelby, relata: “Nossa, temos feito muitas descobertas como família por causa do ensino remoto. Sou mãe do maternal e do 1° ano, através das apostilas um mundo novo tem se descortinado para minhas pequenas e pra mim."

Letícia ainda comenta sobre a importância da rotina criada com suas filhas. "Pensar sobre o nosso ritmo semanal, começar o dia acordando o corpo com músicas e lindos versos, valorizar as experiências concretas com a natureza, com terra, com água, no ar, antes de ir para o papel, são literalmente os passos da criança, o seu movimento, o que traz sentido à aprendizagem, receitas, cores, histórias fabulosas, essa experiência tem sido renovadora nesse momento tão difícil que o planeta vive.”

Roberta Cristane, coordenadora do setor Pedagogias Diferenciadas, avalia como incrível a participação efetiva dos pais e alunos. "Para que o trabalho ocorra, é necessário esta interação não só com alunos, mas também com os pais. Ter este retorno é maravilhoso."