A Sala do Empreendedor é um espaço físico da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que materializa a simplificação dos processos, de abertura, alteração e baixa de empresas. Um local único onde empreendedores, empresários e contadores podem ter informações e solucionar problemas relativos a seus processos, com agilidade e qualidade.

É o espaço de referência para os empreendedores, local de comunicação entre a sociedade e o poder público, com o objetivo de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios no município.

 

A SALA DO EMPREENDEDOR:

– Incentiva a legalização dos negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06 (também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa);

– Facilita a abertura de novas empresas;

– Regulariza as atividades informais;

– Dissemina a cultura do empreendedorismo e associativismo.

– Oferece serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

– Informa e orienta sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada.

– Orienta e realiza capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Formalização de Microempreendedores Individuais;

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano e não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;

Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL).

Pagará apenas o valor fixo mensal, que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Formalização de Microempresas;

Capacitação gerencial, serviço de constituição de microempresas que utilizem para o exercício de suas atividades uma área útil coberta de no máximo 100m² (cem metros quadrados) e disponham de um capital social não superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). VER COM O ISS

Acesso ao Crédito;

Programa de Microcrédito, para atender pequenos empreendedores, sejam eles formais ou informais (Banco Social).

Outras linhas de créditos de instituições financeiras para atendimento aos empreendedores individual e microempresas.

Economia Solidária;

Promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas, visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.

OBJETIVOS:

Ampliar a quantidade de empreendimentos formais;

Apoiar o fortalecimento de empreendimentos locais;

Orientar o público alvo em suas demandas;

Disseminar a cultura do empreendedorismo, formalização e associativismo.

 

MISSÃO:

Facilitar e apoiar o surgimento e fortalecimento de empreendimentos locais.

 

VISÃO:

Ser reconhecida pela população de Nova Friburgo como o principal espaço para fomento e apoio ao surgimento e fortalecimento de empreendimentos locais.

 

VALORES:

Integração;

Comprometimento;

Impessoalidade;

Transparência;

Cooperação;

Ética.