CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA TEM INÍCIO DIA 1º DE MAIO 

 

Publicado em: 30/04/2021 11:43 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Raphael Dalbouni

Whatsapp

 

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA TEM INÍCIO DIA 1º DE MAIO 
 

Começa no dia 1° de maio a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na primeira etapa os bovinos e búfalos de todas as idades serão vacinados. 

A expectativa é vacinar a grande maioria dos animais e 21 estados participarão da campanha. No Rio de Janeiro, a imunização será voltada para bovinos e búfalos de todas as idades, ou seja, de “mamando a caducando”.

O médico veterinário Luiz Fernando Bonin Freitas, da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo, salienta que os esforços são no sentido de manter os resultados e índices da segunda etapa de 2020, daí a importância da vacinação, que faz parte de uma série de estratégias e sistemas de vigilância do  Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA). "Com a eficácia da vacinação e o trabalho de vários profissionais envolvidos na defesa sanitária animal, há 20 anos não são notificados casos de febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro", afirma Luiz Fernando. 

O produtor deve adquirir as vacinas apenas em revendas autorizadas e o armazenamento precisa ser feito em caixas térmicas do tipo isopor com 2ºC a 8°C até a aplicação. Quanto às agulhas, a sugestão é que sejam novas, seguindo as regras sanitárias. 

A aplicação da vacina deve ser na “tábua do pescoço” do animal, na dose de 2 ml, preferencialmente em momentos mais frescos do dia, com contenção adequada. Após vacinar o rebanho, o produtor deverá entregar a declaração de vacinação no Núcleo de Defesa Sanitária Animal ou na Secretaria Municipal de Agricultura. 

Para saber mais informações, o produtor local pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do número 2525-9163 ou pelo e-mail sec.agricultura.nf@gmail.com ou fazer contato com o Núcleo de Defesa Sanitária Animal, pelo número 2527-5723 ou e-mail: ndanovafriburgo.agriculturarj@gmail.com. 

O calendário de vacinação está disponível  CLICANDO AQUI .

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/copy2_of_CalendriodeVacinao_2021.pdf