Nova Friburgo receberá campanha para Doadores de Medula Óssea em março

Foto: Rodrigo Ferreira

Nova Friburgo receberá campanha para Doadores de Medula Óssea

em março

Dezenas de profissionais se empenham desde o início do ano por um motivo muito nobre: promover uma campanha de cadastramento de doadores de Medula Óssea em Nova Friburgo.

Para alcançar este objetivo, mais uma reunião foi realizada nesta segunda-feira, 10, na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, entre os representantes da Prefeitura de Nova Friburgo, e diversos outros órgãos. Os envolvidos acertaram detalhes para a realização da ação, que contará com a participação de 20 profissionais tecnicamente treinados para receber os doadores, além dos 130 voluntários que estarão ajudando na logística do evento.

A campanha para cadastramento de doadores de medula óssea acontecerá nos dias 21 e 22 de março, de 8h às 17h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (antigo Clube Xadrez), localizado na Avenida Dr. Galdino do Vale Filho, nº 151, no Centro de Nova Friburgo.

Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 54 anos, apresentar qualquer documento oficial com foto, número do telefone e e-mail; e coletar uma amostra de sangue para teste. Pessoas que já foram cadastradas no REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - terão a oportunidade de atualizar seus dados  no dia.

Atualmente, mais de 850 pessoas estão aguardando uma doação, segundo o REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A grande dificuldade, explica Regina Lacerda, é a compatibilidade: “A probabilidade de encontrar um doador compatível fora da família é de 1 para cada 100.000 candidatos cadastrados. Por isso destacamos a importância da participação de todos. Se você já é cadastrado, traga um amigo, um irmão. Vidas dependem da sua ajuda”, destacou Regina, Coordenadora Administrativa de Campanhas de Captação de Doadores de Medula Óssea da UERJ.

Além da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Ciência e Tecnologia, são parceiras da iniciativa as seguintes instituições: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), Universidade Estácio de Sá e Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF.