EVENTO ONLINE DA PREFEITURA LEMBRA OS DEZ ANOS DAS CHUVAS DE 2011

Publicado em: 12/01/2021 18:39 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

EVENTO ONLINE DA PREFEITURA LEMBRA OS DEZ ANOS DAS CHUVAS DE 2011

A noite da última segunda-feira, 11 de janeiro, foi dedicada para reflexão pelos 10 anos do fenômeno climático que devastou Nova Friburgo em 2011 e homenagens às vítimas e heróis da reconstrução. Uma transmissão online, promovida pela Prefeitura, reuniu depoimentos de cidadãos e personalidades, literatura, fé e música. “Ressignificar 11/01 – Nova Friburgo dez anos depois” foi exibido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook e no Youtube. Neste segundo canal, todo evento está disponível.

A proposta foi marcar a passagem dessa primeira década com uma perceptiva de superação, partindo de todo luto e dor que dão lugar, a cada ano que passa à força, luta e esperança por dias melhores. Por conta da pandemia, o projeto foi transmitido online, direto do Teatro Municipal Laercio Ventura, e produzido por uma equipe de servidores das Secretarias de Cultura, Educação e Turismo, além da Subsecretaria de Comunicação Social. Às 20h, a live estava no ar.

Aproximadamente mil pessoas assistiram à transmissão ao vivo no Youtube, que contou com depoimentos emocionados do comerciante Gilberto Sader, do fotógrafo Pedro Bessa, da escritora Ania Kitila e dos sobreviventes, Wellington e Nicolas Guimarães, pai e filho resgatados após passarem várias horas soterrados.

Muitas personalidades enviaram vídeo selfies com mensagens para população friburguense, entre elas, os músicos Guilherme Isnard, Gabriel O Pensador, Digão (Raimundos), Claudio Nucci, Evandro Mesquita, os humoristas Saulo Laranjeira e Marcelo Adnet, o culinarista Jimmy Ogro, a personagem Belinha e sua Malinha, o atleta Marlon Moraes e outros. Uma performance da Banda Capitão X para o festival ConectArte foi exibida e o final da live contou com apresentação ao vivo de Giovana Aguilera, interpretando Imagine, de John Lennon, e Tatila Krau, com a canção Tente Outra Vez, de Raul Seixas. Todo evento ainda pode ser visto no canal da Prefeitura no Youtube.

Ao final da transmissão, o prefeito Johnny Maycon também deixou a sua mensagem para lembrar a data. “Ressignificar é olhar de dentro para fora. Aqui estamos para declarar o quanto o povo friburguense é dedicado, resiliente, movido por fé e por amor. Quero aproveitar para agradecer a cada um dos aguerridos agentes do Corpo de Bombeiros, demais agentes de órgãos militares, voluntários que não pouparam esforços e deram o máximo de si, em favor do outro, para que muitas vidas fossem salvas. Agora é o momento de a gente cumprir nossa obrigação e assegurar que não tenhamos mais consequências diante de eventos climáticos que possam provocar perda de vidas”, declarou o prefeito.