MUNICÍPIO AVANÇA NA VACINAÇÃO CONTRA COVID  PARA PESSOAS ACAMADAS

Publicado em: 31/03/2021 16:20 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Erika Amaral

Devido às inúmeras dúvidas sobre a imunização contra a covid em pessoas acamadas, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e das subsecretarias de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde, esclarece que a vacinação contra a covid começou no dia 15 de fevereiro passado. Para realizar a imunização de pessoas acamadas o município conta com equipes volantes de profissionais da Saúde, que vão, com veículos oficiais, às casas dos idosos cadastrados e também os que moram nas áreas de cobertura das Estratégias de Saúde da Família para vaciná-los. Ao todo, existem 1.061 pacientes cadastrados na cidade.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, afirma que, no município, todos os 277 idosos acima dos 90 anos, acamados, já tiveram as duas aplicações da vacina.
    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na próxima semana está previsto o início da vacinação desse público entre 60 e 89 anos. Conforme a previsão das subsecretarias, serão quase 790 pessoas. Para quem ainda não conseguiu se inscrever para receber a imunização, um responsável ou familiar da pessoa acamada deverá procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e efetuar a inscrição.

A imunização desse público é feita por equipes dos profissionais de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é responsável pelos acamados de sua área de cobertura. Já nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Cordoeira e São Geraldo, a cobertura é feita pela equipe da unidade. Já as UBS do Centro, Olaria e Conselheiro têm três equipes fixas, uma para cada local, que vão vacinando por área.